Jorge Jesus diz que um eventual cumprimento a Rui Vitória antes do dérbi «não é importante», até porque, defende, a rivalidade é um dos condimentos do dérbi. O treinador considera ainda que a pressão existe para os dois lados e prefere destacar a palavra «respeito» em relação ao rival.

«A relação entre os dois clubes não é a melhor, mas são dois rivais e têm de se respeitar. A rivalidade faz parte do jogo, faz parte dos adeptos e é de salutar. O conteúdo não é os treinadores, não é saber se se cumprimentam ou não, são as variantes que o jogo possa ter, as variantes que os treinadores podem inserir para que uma equipa seja melhor do que a outra», começou por referir.

Na Luz, o Sporting vai encontrar um Benfica pressionado por começar o novo ano inserido apenas numa competição, mas Jorge Jesus também desvaloriza esse factor. «As equipa grandes estão sempre pressionadas em função dos objetivos, umas vez por cima e outras por baixo. Se os resultados são positivos, a pressão existe, mas é uma pressão melhor, controlada. Quando os resultados não são positivos, é mais difícil de controlar. Mas faz parte do Sporting, Benfica e FC Porto. Para mim já são 22 jogos [dérbis], para mim é normal», comentou.

Mas a verdade é que Rui Vitória estará sob maior pressão face aos últimos resultados. «Nós treinadores estamos sempre a ser contestados quando não ganhamos E quando estamos nos grandes basta perder dois ou três jogos. Faz parte da nossa carreira, da nossa profissão. Penso que não há motivos para isso, o Benfica está na luta pelo título. Está fora das outras competições, tem mais tempo para preparar os jogos, em relação ao FC Porto e ao Sporting», insistiu.

E se Jorge Jesus pudesse escolher um jogador do Benfica para reforçar a sua equipa? «É uma pergunta interessante, mas não posso responder. O Benfica tem jogadores com muito valor que podiam jogar cá, mas o Sporting também os tem. Não saliento nenhum. Jogamos amanhã e depois do jogo posso dizer. Agora não quero ferir suscetibilidades, prefiro ficar por aqui...», referiu ainda sorridente.