O clássico Sporting-FC Porto do próximo domingo é marcado em grande parte pela alteração técnica nos azuis e brancos: Paulo Fonseca saiu, entrou Luís Castro e desde então a equipa parece ter afastado ligeiramente a crise. Pelo menos soma duas vitórias em dois jogos consecutivos.

Ora nesse sentido perguntou-se a Leonardo Jardim se sentia o adversário mais forte. O treinador do Sporting garantiu que o FC Porto não tem mais qualidade do que tinha, mas está mais confiante.

«Acho que o FC Porto não ganhou qualidade de uma semana para cá, porque o FC Porto desde o início da época tem grandes intervientes e mantém a estrutura vencedora da época passada», referiu.

«Mas com certeza que nos factores anímimos os jogadores libertaram-se e o FC Porto está neste momento mais forte. Mas o Sporting tem de ter capacidade de ultrapassar essa força, em sua casa, com a ajuda dos adeptos que vão estar a apoiar fortemente e fazer tudo para vencer.»

Leonardo Jardim só não concorda, de resto, que o FC Porto tenha mais obrigação de ganhar do que o Sporting: a pressão, garante, é irmamente repartida entre as duas partes.

«Uma equipa de futebol profissional como é a do Sporting está sempre pressionada a vencer. Os jogadores já percebram isso, principalmente aqueles que chegaram esta época ao Sporting», frisou.

«Perceberam que é diferente jogar numa equipa como o Sporting, onde o objetivo é sempre vencer, do que jogar noutra equipa qualquer. Neste caso as duas equipas têm esse objetivo de vencer, têm essa pressão, mas isso é positivo, porque isso é que nos move.»

E favoritos, haverá?

«Não acredito que num dérbi desta natureza, com duas equipas de qualidade, haja favorittos. Queremos fazer um jogo intenso em nossa casa, voltar a fazer uma exibição como fizemos no jogo da Taça da Liga e que desta vez dê justiça ao resultado, porque na altura não deu: que seja uma vitória do Sporting.»