Matheus Pereira escolheu representar a seleção portuguesa.

Segundo contou ao Maisfutebol uma fonte próxima do avançado do Sporting, o jovem quer honrar tudo o que Portugal lhe deu, mas quer também representar Portugal na fase final do Euro sub-21 do próximo ano, a disputar na Polónia.

Nesse sentido, Matheus Pereira enviou uma carta à Federação Portuguesa de Futebol a comunicar a intenção de representar Portugal e a pedir para acelerar o processo de naturalização, se essa for a vontade de Portugal, claro.

O jogador já entrou com a documentação necessária ao pedido de naturalização na Conservatória dos Registos Centrais, mas este é um processo que demora oito meses.

Nesse sentido, Matheus Pereira pediu à Federação que atribua o carácter de urgência ao seu caso, como aconteceu, por exemplo, com Deco, de forma a acelerar o processo.

Nesta altura, portanto, a decisão está nas mãos da Federação.

Recorde-se que Matheus Pereira, jovem médio ofensivo de 20 anos, nasceu no Brasil, em Belo Horizonte, mas veio viver para Portugal em 2008, quando tinha apenas 12 anos, acompanhando a família que se mudava para Portugal.

O esquerdino soma por isso oito anos em Portugal e cumpre os requisitos para pedir a naturalização, e gozar de todos os direitos como cidadão português.

A partir daí levanta-se a hipótese de representar Portugal, sendo que há também a hipótese de ser chamado às seleções brasileiras: até agora não aconteceu, o que não significa que, se acontecer, o jogador não vá também aceitar representar o país de nascimento.

Certo, certo, é que não aconteceu, o que levou Matheus Pereira a pedir à Federação para acelerar o processo de naturalização como forma de ser opção para as seleções jovens de Portugal. Até porque, sendo um cidadão comunitário, vê abrirem-se mais portas.