(Em atualização permanente)

* Por Arnaldo Cafofo

Octávio Machado foi internado de urgência no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

O diretor desportivo da equipa leonina sentiu-se mal antes do início da partida com o Nacional (que os leões venceram por 4-0) e foi transportado para a unidade hospitalar com suspeitas de um princípio de acidente vascular cerebral.

Octávio Machado vai continuar sob observação e por isso não segue com a restante comitiva na viagem de regresso a Lisboa.

De acordo com informações prestadas pela assessoria de imprensa do Sporting, o responsável do futebol leonino tinha a tensão alta e entrou pelo próprio pé na ambulância que o transportou para o hospital.

Já neste sábado à noite, em declarações prestadas ao jornalista, Patrício Freitas, médico que assistiu Octávio Machado, falou aos jornalistas, confirmando que o paciente está estável, consciente e bem disposto, mas sublinhou que só nas próximas 24 horas será possível fazer um diagnóstico completo.

«Entrou com uma incoordenação motora na mão direita e umas parestesias (formigueiros), mas consciente, colaborante, orientado e sempre bem disposto. Tem uma ligeira melhora, está consciente e lúcido. (...) Há dois diagnósticos possíveis: AIT (acidente isquémico transitório) e AVC. Se recuperar nas próximas 24 horas, poderá viajar nas 24 horas seguintes para o continente. A confirmar-se o acidente vascular cerebral, terá de ficar uma semana na Madeira para fazer a recuperação», esclareceu o especialista.

Patrício Freitas, diretor dos serviços clínicos do Hospital Dr. Nélio Mendonça, referiu ainda que Octávio Machado vai repetir um TAC e ser submetido a uma nova avaliação. Só aí será definido um diagnóstico.

Certo é que, aconteça o que acontecer, o diretor dos leões enfrenta agora um período de repouso até porque, lembrou o clínico, os factores de risco (hipertensão, ansiedade, etc.) terão de estar bem controlados. «Na próxima semana, 15 dias, um mês, é aconselhável não retomar a atividade», completou Patrício Freitas.