Foi um Frederico Varandas visivelmente emocionado e até algo nervoso que falou a centenas de adeptos pela primeira vez como presidente do Sporting. O vencedor das eleições fez um discurso de união e deixou uma promessa.

«Vou tirar do bolso uma coisa que guardei no dia 20 de maio e que nunca mais tive coragem de olhar para ela. A medalha de prata, de finalista da Taça de Portugal, de 20 de maio», disse, enquanto tirava a medalha do bolso.

«É esta medalha que, mais cedo ou mais tarde, irá para o museu com a taça de campeão nacional. Eu prometo. É uma missão que vou cumprir até ao fim. Viva o Sporting.»

Antes deste fim emotivo e que mereceu uma grande ovação, já Frederico Varandas tinha deixado os habituais agradecimentos e uma garantia a todos os adeptos leoninos.

«Quero dar os parabéns a todos vocês e à vitalidade do Sporting. Hoje tivemos o ato eleitoral mais concorrido em 112 anos do Sporting: isto demonstra a vitalidade e a força de um clube que é gigante», referiu.

«Hoje é uma vitória muito importante, é uma vitória simbólica: é uma vitória da independência, da resistência, da superação e assim é que vai ser o Sporting. O Sporting não vai ceder, não vai vacilar e nunca vai abdicar dos seus valores, dos seus ideias. Nunca.»

OFICIAL: Frederico Varandas é o novo presidente do Sporting, confira as votações

Depois deixou um repto aos adeptos.

«Agora vou terminar com o lema desta candidatura: unir o Sporting. Mas agora já não sou eu, agora são vocês. Unir não é só dizer, unir é efetivar a união. Unir é estar no estádio, no pavilhão e discordar do sócio A, B ou C, mas quando a bola entrar gritar bem alto que foi golo do Sporting Clube de Portugal», referiu.

«Unir o Sporting é colocar os interesses do Sporting acima dos interesses individuais. Unir o Sporting é colocar o amor ao Sporting acima de tudo. Fui um candidato independente e serei um presidente independente. O único compromisso que terei é com os adeptos do Sporting e deixo aqui bem claro: eu e a minha equipa tudo faremos para lutar pelo Sporting até ao fim das nossas energias com paixão, com amor e com muita competência.»

Antes disso, logo no início do discurso, já Frederico Varandas tinha elogiado os adversários. 

«A minha primeira palavra vai para os candidatos à presidente do Sporting. Rui Rego, Dias Ferreira, José Maria Ricciardi, João Benedito e Fernando Tavares: a todos ele saúdo e as todas as pessoas que acompanharam as suas listas. O meu respeito por eles, porque são sportinguistas que acreditavam que eram o melhor para o Sporting. Eram sportinguistas como eu, como vocês e como 3,5 milhões. Somos todos Sporting Clube de Portugal», referiu.

«Uma palavra especial para o João Benedito, o segundo candidato com mais votos, um grande atleta e espero que o João nunca se afasta do clube: ele faz parte da história e fará sempre parte da história do Sporting.»

Eis Frederico Varandas, o 43º presidente do Sporting.