* Por Arnaldo Cafofo

Jorge Jesus, treinador do Sporting, em declarações na sala de imprensa após a vitória dos leões por 4-0 sobre o Nacional:

«Desde o início que acreditávamos que tínhamos oportunidade para nos intrometermos entre aqueles que são os crónicos vencedores do campeonato. Hoje, felizmente já ouço os nossos adversários dizer que isto é a três. É sinal de que acreditam no nosso valor. Neste momento tens duas equipas que normalmente têm responsabilidades serem vencedores deste campeonato é os reis. Neste momento estamos a fazer um xeque aos reis, falta-nos saber se temos capacidade de fazer o mate. Se tivermos capacidade é uma jogada de xadrez espectacular.»

(Sobre os três grandes, que têm jogos europeus durante este mês e que peso isso terá na luta pelo título)

«Não tenho uma varinha mágica mas penso que isto vai ser decidido até às últimas jornadas. Não tem a ver com o facto das três equipas candidatas ao título estarem nas competições da Liga Europa e na Champions e que isso possa ter influência na decisão do vencedor do campeonato. Pode ter influência nos jogos a seguir às competições. Está tudo com as mesmas possibilidades. Para eles não é nada de anormal, para nós Sporting é um pouco fora do habitual, mas estamos numa onda onde já recuperamos a identidade e a autoestima deste clube. Os adeptos hoje têm novamente orgulho da sua equipa e penso que isso já foi uma conquista muito grande.»

(Vitória do FC Porto sobre o Benfica reforçou o estado anímico do Sporting?)

«Não teve nada a ver. Primeiro porque não nos preocupamos muito …Entre 22 jornadas jogadas somos líder em 14, se não me engano. Nunca nos preocupamos com os nossos rivais. Trabalhamos em função da nossa qualidade. E o facto de o FC Porto ter ganho o clássico, para mim e para os jogadores não era importante. Nem sequer falámos nisso»