Ricardo Sá Pinto foi o último treinador do Sporting a derrotar o Benfica no Estádio José Alvalade em jogos para o campeonato nacional, em 2011/12 por 1-0.

Se enquanto técnico realizou apenas uma partida contra os encarnados, enquanto jogador participou em 12 dérbi, tendo um saldo de nove vitórias, um empate e duas derrotas.

«Participei em vários dérbis enquanto jogador e recordo grandes jogos e grandes vitórias dessa altura, mas a única vitória que obtive num dérbi enquanto treinador recordo com uma grande alegria», referiu o técnico dos gregos do Atromitos, em declarações à agência Lusa.

Sá Pinto falou de um encontro no qual os leões foram, disse, muito superiores aos encarnados, então orientados por Jorge Jesus. «Ganhámos por 1-0 ao Benfica em casa, num jogo em que fizemos uma grande exibição e em que podíamos ter ganho por muitos mais, se tivéssemos concretizado as oportunidades que criámos. Fomos claramente superiores», reiterou.

«O Jorge Jesus era o treinador [do Benfica] na altura e penso que nos sete jogos que tinha jogado contra o Sporting nunca tinha perdido. Lembro-me também de que o Benfica nessa altura ainda sonhava com a conquista do título e com essa derrota ficou definitivamente afastado», completou em declarações à agência Lusa.

De todos os dérbis em que participou, Sá Pinto escolhe esse como aquele que recorda com maior satisfação.