(artigo atualizado com as declarações de Ricardo Pacheco, presidente do Santa Clara)

O Sporting já garantiu a contratação do médio japonês Hidemasa Morita.

A informação de que a transferência estava na iminência de ser concluída tinha sido veiculada há alguns dias pelo Record e nesta quinta-feira a restante imprensa desportiva impressa dá conta de que Santa Clara e leões já fecharam o negócio, uma informação que o Maisfutebol também está em condições de confirmar.

Recorde-se que no início de abril o presidente do clube açoriano, Ricardo Pacheco, chegou a dizer que o negócio com vista à transferência do internacional japonês para Alvalade estava «bem encaminhado», mas que a decisão final cabia ao Conselho de Administração da SAD, presidido pelo acionista turco Ismail Uzun.

Há pouco mais de uma semana Ricardo Pacheco mostrou-se agastado com o arrastar de um processo que, disse, «deveria estar resolvido há muito», tendo-se mostrado agora feliz com o desfecho daquele que considerou ter sido um excelente negócio.

«O clube foi mandatado pela SAD para encetar negociações para a transferência. Começámos as negociações e melhorámos muito signiticativamente, quase para dobro, as condições iniciais. Foi uma luta dificil, dura, mas chegámos a um ponto em que não conseguimos melhorar mais [as condições] e foi decidida pelo conselho de administração da SAD a alienação dos direitos desportivos numa base negocial que era do interesse das três partes. O Sporting também mostrou uma vontade forte e férrea de ter o jogador e nós, Santa Clara, gostamos muito do Morita, sabemos que é um jogador fantástico e a proposta que tínhamos em cima da mesa foi a melhor de sempre», afirmou o dirigente em declarações ao Maisfutebol.

Ricardo Pacheco não quis confirmar os valores do negócio - remeteu para a SAD - mas o nosso jornal sabe que a transferência faz-se por uma verba a rondar os 4 milhões de euros e que o emblema açoriano conservou uma percentagem do passe de Morita.