Com a contratação de Hassan, confirmada esta quarta-feira, o Sp. Braga deixou ter interesse em Diego Rubio: nesse sentido, a SAD bracarense saiu da corrida ao avançado chileno do Sporting.

Recorde-se que esta foi uma negociação que se arrastou por várias semanas.

O Sporting, o Sp. Braga e Diego Rubio tinham tudo acertado entre as três partes, para o chileno se transferir para Braga e assinar também um contrato válido por cinco temporadas, mas o acordo esbarrou sempre no fundo Quality Football Ireland Limited.

O fundo de Peter Kenyon tinha (e tem) 40 por cento do passe de Rubio, pelo que desejava naturalmente defender os seus interesses.

Como esta era uma transferência a custo zero, que garantia ao Sporting parte de uma futura venda, a fórmula proposta foi uma divisão de uma futura venda: o Sporting e o Sp. Braga ficariam com 30 por cento cada, Diego Rubio ficaria com 10 por cento e o fundo ficaria com os restantes 30 por cento.

No entanto, nem o Sp. Braga aceitou ressarcir o fundo em 30 por cento de uma futura venda, nem o Sporting aceitou dar garantias do pagamento desses 30 por cento no futuro. Por isso a negociação nunca foi terminada e agora caiu mesmo.

Ora por isto, o Sporting ficou com um problema em mãos. Diego Rubio está em final de contrato e a partir de janeiro pode negociar o futuro livremente. Por isso a SAD leonina tem cinco dias para encontrar uma solução, caso contrário arrisca-se a pagar um ano de ordenados a um jogador que no final desse mesmo ano será livre.