O Benfica realizou este sábado o primeiro jogo de preparação para a época 2006/07, com uma vitória sobre o Stade Nyonnais por 3-0.
Com menos de uma semana de trabalho cumprido, e perante um adversário que disputa o terceiro escalão do futebol suíço, Fernando Santos não perdeu tempo. Aproveitou a estreia no banco encarnado para começar a implementar o seu esquema preferido, colocando a equipa a jogar em 4x4x2, com um losango a meio-campo.
O ritmo de jogo foi moderado, como é normal nesta fase da época, e o sentido colectivo também ainda está em fase de construção. Como tal, a partida serviu para que algumas individualidades se destacassem. Marcel foi, nesse sentido, natural protagonista. O avançado bisou na primeira parte e mostrou que esta temporada, começando da estaca zero, pode ter mais sucesso do que na segunda metade da época passada.
Outro dos nomes que se evidenciou foi Léo. O lateral brasileiro esteve muito activo nos 45 minutos que realizou e evidenciou uma forma física muito interessante nesta fase da época, ainda mais para quem tem 31 anos. O mesmo de aplica a Rui Costa, que aproveitou o facto de ter três jogadores atrás de si no meio-campo (Katsouranis, Karagounis e Beto), para assumir as despesas do jogo e dinamizar o ataque, tentando incutir velocidade.
Ao intervalo Fernando Santos trocou quase toda a equipa ¿ a excepção foi Beto ¿ e a qualidade de jogo foi naturalmente inferior. Manú e Paulo Jorge jogaram soltos no ataque e tentaram algumas combinações, mas o ex-boavisteiro acabaria por sair, para dar o lugar ao chileno Canales, que fez o terceiro golo do Benfica, com a contribuição de um defesa suíço. O brasileiro Diego ainda teve oportunidade para aumentar o resultado, mas desperdiçou uma grande penalidade.
Na próxima quarta-feira, dia 12, o teste já será mais difícil, uma vez que o adversário é o Shaktar Donetsk.
Benfica (1ªparte) ¿ Moretto; Nelson, Anderson, R. Rocha, Léo; Katsouranis, Beto, Karagounis e Rui Costa; Manduca e Marcel
Benfica (2ª parte) ¿ Moreira; Marco Ferreira, Alcides, José Fonte, Tiago Gomes; Diego, Beto (Canales, 70m), Karyaka, João Coimbra; Paulo Jorge (Bijou, 81m) e Manú
Golos: Marcel (10 e 31m), Canales (80m)