Portugal estreou-se com uma goleada no mini-torneio de apuramento para o Campeonato da Europa de sub-17 ao bater San Marino, na Figueira da Foz, por 5-0. Um jogo fácil para os comandados do seleccionador António Violante que lamentou a «postura defensiva» do modesto adversário.
«O nosso adversário não quis jogar futebol. Actuou de forma muito defensiva, o que é admissível, mas menos aceitável foi o anti-jogo que os seus jogadores praticaram», referiu o seleccionador que destacou o facto de que a única vez que a bola chegou à área de Ricardo Neves foi através dos atrasos dos seus companheiros.
De facto foi um jogo com sentido único com a resistência do adversário a durar apenas cinco minutos, o tempo que Portugal demorou a conseguir o primeiro golo, marcado por Romeu Ribeiro. Ricardo Fernandes e Bruno Matias ampliaram a vantagem para 3-0, dez minutos volvidos, num espaço de um minuto, resultado que se verificava ao intervalo.
No segundo tempo, de quarenta minutos, Portugal manteve uma esmagadora posse de bola e André Carvalhas fez mais dois golos (44m e 62m) que fecharam a vitória de Portugal que poderá qualificar-se já no próximo domingo para a próxima fase quando defrontar as Ilhas Feroé.
No outro encontro do grupo de Portugal, em Touriz, a Alemanha também se estreou com uma goleada sobre as Ilhas Feroé (4-0), num grupo em que se qualificam os dois primeiros classificados para a fase seguinte.
Calendário
Domingo:
São Marino-Alemanha, 16:00 (em Soure)
Portugal-Ilhas Faroé, 16:00 (em Tábua)
Terça-feira:
Ilhas Faroé-São Marino, 16:00 (na Figueira da Foz)
Alemanha-Portugal, 16:00 (em Coimbra)