A selecção nacional de sub-19 entrou a vencer no primeiro torneio de apuramento para o Campeonato da Europa de 2012, ao golear as Ilhas Faroé por 9-1.

No Municipal da Póvoa do Varzim, foi a equipa das quinas que entrou melhor, tendo tido várias oportunidades de golo antes de concretizar o primeiro tento. Foi aos 19 minutos de jogo que João Carlos, isolado à frente da baliza, marcou o golo inaugural.

Betinho teve nos pés o segundo tento, que à terceira tentativa apareceu, decorria o minuto 29. Mais tarde, o avançado do Sporting marcou o 3-0 e fez o seu hat trick à passagem do minuto 54.

Dez minutos depois coube a Alves fazer o 5-0, aproveitando uma iniciativa individual de Ricardo Esgaio, que também viria a marcar.

Já a ganhar com uma mão cheia de golos os internacionais portugueses não deram descanso às Ilhas Faroé, que, em evidentes dificuldades, voltaram a encaixar dois golos de rajada. A dez minutos do final Tiago Ferreira aproveitou para aumentar a vantagem, seguido de Ricardo Esgaio que fez o 7-0, quatro minutos mais tarde.

Nos minutos finais, o capitão das Ilhas, Bogi Petersen, marcou o tento de honra mas o marcador não fechou aí. Já nos 90 foi Tó-Zé quem marcou o oitavo golo da selecção lusa e Cafú fechou o marcador, em 9-1, já em tempo de descontos.

Portugal pertence ao Grupo 1, do primeiro torneio de apuramento, com as Ilhas Faroé, a Hungria e San Marino. No outro encontro do grupo, a Hungria bateu San Marino por 5-0.