A Selecção Nacional sub-20 defronta esta terça-feira a Guatemala, em jogo dos oitavos-de-final do Mundial da categoria. Na antevisão do encontro agendado para as 23 horas de Lisboa, o seleccionador Ilídio Vale diz que a prioridade está toda centrada em ganhar. «Vamos tentar cumprir esse objectivo», disse.

«Podemos esperar uma equipa de Portugal com a mesma filosofia e postura de sempre, que é procurar vencer o próximo jogo e esse jogo é já amanhã, diante da Guatemala. Vamos procurar ser mais fortes, mas fundamentalmente vencer uma partida que nos permitirá continuar em prova», garantiu.

A Guatemala apresenta-se no jogo com Portugal como uma clara surpresa: a selecção centro-americana foi duas vezes goleada (5-0 com a Nigéria e 6-0 diante da Arábia Saudita). Apesar disso, Ilídio Vale rejeita qualquer favoritismo. «Portugal não se assume como favorito antes de jogar», disse.

«É um dos candidatos a vencer o jogo e é com essa postura que vai encarar a partida: com muita humildade, com muito respeito pelo adversário, mas com consciência que pode vencer o seu rival. O nosso grande objectivo é vencer o jogo com a Guatemala e isso implica que passaremos aos quartos-de-final.»

Por fim, e numa altura em que há jogadores com problemas físicos, o seleccionador diz que essa é uma preocupação. «A organização de jogo pode ficar um pouco condicionada, mas esperamos que isso não vá acontecer e aquilo que têm sido alguns constrangimentos sejam resolvidos», finalizou.