A convocatória de Portugal para o Mundial de sub-20 poupou nas surpresas e escolheu jogadores já com percurso nas seleções jovens. Alguns deles com largas dezenas de jogos e entre eles seis campeões da Europa de sub-17. Apenas quatro dos 21 convocados de Emílio Peixe têm menos de 20 partidas com a camisola de Portugal, na primeira lista formal de convocados para um verão que terá muito futebol de seleções: da Taça das Confederações ao Europeu de sub-21, passando pelo Europeu sub-19, em julho.

Nas escolhas de Emílio Peixe há apenas um jogador a atuar no estrangeiro. É André Ribeiro, avançado do FC Zurique. Tem 19 anos, é luso-suíço e foi chamado pelo atual selecionador sub-20 originalmente aos sub-18, há dois anos. Já passou por um período de experiência no Benfica e integra a equipa de juniores do FC Zurique, que representou nesta temporada na Youth League. Esteve pré-convocado para o Europeu sub-19, no ano passado, mas não integrou a lista final. Tem ao todo 17 internacionalizações.

O jogador com menos internacionalizações na lista divulgada nesta terça-feira por Emílio Peixe é o guarda-redes do Sporting Luís Maximiano (10), seguido de Bruno Xadas, do Sp. Braga, com um total de 14. Mas o médio, que tem sido opção na equipa principal dos minhotos nas últimas partidas, já tinha estado na fase final do Europeu sub-19.

Só há mais um jogador nos convocados fora da órbita dos chamados três «grandes». É Alexandre Silva, avançado do Vitória Guimarães que tem um longo percurso nas seleções jovens, com um total de 59 internacionalizações. No total de jogos pela seleção só é superado pelo benfiquista Pedro Rodrigues, com 64.

Entre o Europeu sub-19 e os campeões da Europa de sub-17

Peixe chamou de resto vários jogadores que são ainda sub-18, ou seja, nascidos em 1999. Entre eles alguns «veteranos», com destaque para o lateral portista Diogo Dalot, que já esteve na fase final do Europeu sub-19 há um ano. O jogador do FC Porto esteve aliás em dois Campeonatos da Europa no verão passado. Foi campeão europeu de sub-17, ao lado de outros cinco jogadores da geração de 1999 que integram agora as escolhas de Peixe para o Mundial sub-20: o guarda-redes Diogo Costa (FC Porto), os médios Miguel Luís (Sporting), Gedson Fernandes (Benfica) e Florentino Luís (Benfica), mais o avançado benfiquista José Gomes. Luís Maximiano, guarda-redes do Sporting, é o outro jogador nascido em 1999 que entra agora nos convocados de Peixe.

A maioria dos jogadores agora convocados para a fase final vem de resto da seleção que chegou às meias-finais do Europeu sub-19 em 2016, a qualificação que garantiu precisamente a presença nesta fase final do Mundial sub-20.  Portugal perdeu a meia-final frente à França de Mbappé, com uma convocatória original de 18 jogadores dos quais 13 se mantêm nesta lista para o Mundial sub-20: os guarda-redes Pedro Silva e Diogo Costa, os defesas Yuri Ribeiro, Rúben Dias, Francisco Ferreira, Diogo Dalot e Pedro Empis, os médios Pedro Rodrigues, Bruno Xadas e Pedro Delgado e os avançados Aurélio Buta, Diogo Gonçalves e Xande Silva.

Entre os cinco jogadores que não completam esse ciclo estão o benfiquista Gonçalo Rodrigues, Guga, ausente por lesão e que mereceu uma palavra especial de Peixe no anúncio da convocatória. Também João Carvalho, cedido pelo Benfica ao V. Setúbal, e que já tem integrado as escolhas de Rui Jorge para os sub-21.

No caso de João Carvalho, mas não só, é natural que a convocatória de Peixe tenha em conta a gestão das restantes competições de seleções que aí vêm. O Mundial de sub-20, de 20 de maio a 11 de junho, será a primeira. Segue-se o Europeu sub-21, de 16 a 30 de junho. A seleção AA estará na Taça das Confederações, que arranca a 17 de junho e acaba a 2 de julho, e por fim há o Europeu sub-19, também com Portugal na fase final, de 2 a 15 de julho. Sem Europeu sub-17, que arranca já nesta quarta-feira, sendo que Portugal falhou a presença na fase final, onde defenderia o título.

Pedro Pacheco, do Basileia, e Ricardo Almeida, então no Moreirense e agora no Sporting, são os outros jogadores que estiveram no Europeu sub-19 de 2016 e não estão agora. O 18º era Asumah Abubakar, que foi retirado da convocatória no decurso da prova por dúvidas sobre o cumprimento dos requisitos legais para ser elegível para a seleção.

Já na convocatória para o Europeu sub-19 o Benfica era o clube mais representado, com oito jogadores. Volta a sê-lo agora, com nove, numa lista que junta vários dos jogadores «encarnados» que chegaram esta época à final da Youth League e também já são opção regular na equipa B do Benfica: Rúben Dias, Florentino Luís, Gedson Fernandes, Aurélio Buta, Diogo Gonçalves e José Gomes.

Portugal vai para a quarta presença consecutiva no Mundial sub-20 e ao comando está o homem que foi eleito melhor jogador daquela que foi a segunda e última conquista nacional no escalão: Emílio Peixe. O treinador falou sobre as memórias de 1991 no anúncio da convocatória, altura qm em que definiu os oitavos de final como primeiro objetivo para Portugal, num grupo que integra Zâmbia, Irão e Costa Rica. 

A convocatória de Portugal para o Mundial sub-20

Guarda-redes:

Pedro Silva (Sporting)

Luís Maximiano (Sporting)

Diogo Costa (FC Porto)

Defesas:

Yuri Ribeiro (Benfica)

Rúben Dias (Benfica)

Francisco Ferreira (Benfica)

Diogo Dalot (FC Porto)

Jorge Fernandes (FC Porto)

Pedro Empis (Sporting)

Médios:

Pepê Rodrigues (Benfica)

Florentino Luís (Benfica)

Gedson Fernandes (Benfica)

Miguel Luís (Sporting)

Bruno Xadas (Sp. Braga)

Pedro Delgado (Sporting)

Avançados:

Aurélio Buta (Benfica)

Bruno Costa (FC Porto)

Diogo Gonçalves (Benfica)

Xande Silva (V. Guimarães)

André Ribeiro (Zurique)

José Gomes (Benfica)

Portugal no Mundial sub-20

1977 – Não se qualificou

1979 – Quartos de final

1981 - Não se qualificou

1983 - Não se qualificou

1985 - Não se qualificou

1987 - Não se qualificou

1989 - Campeão

1991 - Campeão

1993 – Fase de grupos

1995 – Meia-final

1997 - Não se qualificou

1999 – Oitavos de final

2001 - Não se qualificou

2003 - Não se qualificou

2005 ­- Não se qualificou

2007 – Oitavos de final

2009 – Não se qualificou

2011 - Vicecampeão

2013 – Oitavos de final

2015 – Quartos de final