José Romão gostou da boa reacção da selecção de sub-21 no empate com a Suíça (2-2), na 2ª jornada da primeira fase do Campeonato da Europa da categoria, depois de pesada derrota no jogo inaugural com a Suécia (1-3). O seleccionador defendeu que depois de uma «bofetada» a selecção «renasceu».
«Não somos os melhores, somos tão bons entre os melhores, mas quando estão quatro equipas deste nível numa fase final tudo pode acontecer. No jogo de hoje fizemos um bom jogo. Partimos de uma situação de desvantagem, demos a volta, mas depois sofremos aquela expulsão», começou por destacar, referindo o cartão vermelho mostrado a Ricardo Costa quando Portugal vencia por 2-1.
Portugal chegou a estar em vantagem, mas depois da expulsão do seu capitão acabou por ceder o golo do empate. «Fizemos tudo para segurar a vitória, mas o adversário fez aquele espantoso remate. Isso também existe no futebol, os outros também fazem coisas que nós não contamos. Mesmo com dez estivemos muito perto de voltar a marcar à suíça», contou o seleccionador.
José Romão gostou, sobretudo, da reacção dos seus jogadores depois do desaire frente à Suécia e desvalorizou o facto de precisar de fazer contas na última jornada para saber se chega às meias-finais. «Perdemos com a Suécia, mas hoje a selecção renasceu. Depois de uma bofetada as equipas renascem. Não somos só nós que temos de fazer contas, são quase todas as selecções, com excepção da Suécia.
Portugal agora está obrigado a vencer a Alemanha na última ronda e o seleccionador considera que a prioridade é a recuperação física dos jogadores. «Os jogadores sofreram um desgaste enorme, principalmente Hugo Almeida. Vamos recuperá-los e vamos aguardar com confiança. Vamos ter de jogar o último jogo com a mesma ambição que temos revelado», referiu.
O treinador comentou ainda as declarações de Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que referiu que alguém teria de ser responsabilizado caso Portugal falhasse a qualificação para os Jogos Olímpicos. «Nós só sabemos jogar futebol, não sabemos essas coisas. Nós servimos a instituição da melhor forma que sabemos. Estes jogadores quando jogam com os melhores, ganham e perdem, tão simples quanto isso», limitou-se a dizer.