Pereirinha e Rui Pedro tentaram fazer história no futebol português, mas acabaram por fazer asneira. Tudo aconteceu ao minuto 84 do jogo amigável da Selecção Sub-21 com Cabo Verde, na Madeira. Na marcação de uma grande penalidade, tentaram imitar o génio de Cruijff que deixou o futebol de boca aberta em Dezembro de 82... correu mal.
A ideia era bater o penalty como fizeram Cruyff/Jesper Olsen na goleada do Ajax sobre Helmond Sport (5-0): um pequeno toque para o lado, vem o colega de trás que devolve a bola e o marcador só tem de empurrar para a baliza. Pereirinha deu um pequeno toque para o lado, mas em vez de surgir Rui Pedro, surgiu um cabo-verdiano a roubar a bola.
Nesta altura é justo dizer que Pereirinha (Sporting) e Rui Pedro (F.C. Porto) não estão sozinhos na lista de cópias mal tiradas. Em Outubro de 2005, Robert Pires e Thierry Henry fizeram ainda pior. A descoordenação foi tão grande, aliás, que até ficou a dúvida sobre o que eles queriam fazer. Definitivamente, há originais muito difíceis de imitar.
Leia ainda:
Caçador pede desculpas pelo penalty a Cabo Verde: «Não volta a acontecer»
Pereirinha explica penalty: «Não foi atitude de desprezo»
Saiba o que tem de fazer para marcar o penalty perfeito