O Leixões precisava de um empate para sagrar-se campeão da Liga Revelação já esta quarta-feira, mas perdeu com o Famalicão por 3-1, no Estádio Eng. José Carlos Macedo, em Amares, em jogo de acerto de calendário da terceira jornada.

A primeira derrota dos «bebés do Mar» em nove jogos na fase de campeão começou a ser desenhada nos primeiros 20 minutos. Alexandre Penetra adiantou os famalicenses ao minuto oito e André Ricardo dobrou a diferença, assinando o 2-0 aos 19 minutos.

Já na segunda parte, aos 60 minutos, Papalelé reduziu distâncias e relançou a hipótese de o Leixões procurar o ponto que precisava. E foi quando o 2-2 parecia mais perto, num bom período da equipa de José Augusto Faria, que o Famalicão foi eficaz e assinou o 3-1: André Ricardo bisou aos 74 minutos.

Os famalicenses ainda ficaram reduzidos a dez com a expulsão de Pablo – filho do ex-FC Porto Pena – aos 86 minutos.

Só neste jogo, o Leixões sofreu tantos golos – três – como os que tinha sofrido nos oito jogos anteriores da fase de campeão. Foi também só o segundo jogo de 2020/2021 em que os sub-23 do Leixões sofreram três golos, algo que só o Sp. Braga impôs à formação de Matosinhos, ainda na primeira fase da prova.

O resultado desta tarde deixa tudo em aberto para a última jornada, com Leixões e Estoril a decidirem, num duelo direto, quem vai ser campeão, na próxima terça-feira, às 17 horas. Os nortenhos levam vantagem de três pontos, pelo que ao Estoril só interessa a vitória. Já os leixonenses, se não perderem, garantem o troféu. Na primeira volta, o Leixões venceu em casa por 1-0.

CLASSIFICAÇÃO:
1.º: Leixões, 32 pontos/9 jogos
2.º: Estoril, 29/9
3.º: Sp. Braga, 28/9
4.º: Famalicão, 24/9
5.º: Belenenses, 18/9
6.º: Marítimo, 13/9