O desfecho do grupo A do Europeu de sub-21 complicou a vida de Portugal na prova.

A Inglaterra está apurada para as meias-finais ao ser líder do grupo, ao vencer a Polónia por 3-0, chegando assim aos sete pontos. Gray, Murphy e Lewis Baker marcaram os golos. Os polacos dizem adeus ao torneio que organizam no último lugar, com apenas um ponto.

No outro jogo, a Eslováquia venceu também por 3-0 a Suécia, campeã em título, e garantiu o segundo lugar, com seis pontos.

Chrien, Mihalik e Satka marcaram os golos dos eslovacos, que obrigam Portugal a golear a Macedónia se quiser ser o melhor segundo.

Com este resultado, a Eslováquia assume-se como melhor segundo com seis pontos, seis golos marcados e três sofridos, tendo Portugal os mesmos golos sofridos e menos três marcados, neste momento.

Portugal entra em campo esta sexta-feira e é obrigatório vencer para igualar em pontos os eslovacos. O triunfo terá de ser por três golos de diferença, marcando pelo menos quatro golos (4-1, 5-2, 6-3, 7-4...). Com qualquer resultado destes, Portugal iguala a diferença de golos dos eslovacos (+3) e vence no critério seguinte que são os golos marcados.

O único resultado que dá eliminação com a diferença de três golos é o 3-0, isto porque as duas seleções ficariam empatadas em pontos, diferença de golos, golos marcados, golos sofridos e no critério seguinte, o fair-play, Portugal perderia, já que viu sete amarelos em dois jogos e os eslovacos em três jogos apenas viram quatro.

Mesmo que Portugal consiga golear a Macedónia e ultrapassar a Eslováquia como melhor segundo, terá de esperar pelo desfecho do grupo C.