«Não». Foi esta a resposta da Liga Suiça de Futebol ao pedido de licenciamento para próxima época por parte do Lausanne e do Servette, dos portugueses Barroca e Thierry Moutinho, que militam na primeira divisão e que passam por enormes dificuldades financeiras. E foi mesmo esse o motivo desta decisão.

«Devido aos acontecimentos da últimas duas temporadas, durante as quais vários clubes enfrentaram dificuldades económicas, a comissão decidiu reforçar atenção aos critérios financeiros», diz o comunicado oficial da Liga.

Embora os dois últimos classificados do campeonato sumiço ainda possam apresentar recurso, esta decisão pode-se tornar irreversível a 3 de Junho.

Quanto à reação dos dois clubes, o Servette, onde joga o português Thierry Moutinho, irá estudar as exigências da Liga e agir em conformidade. Já o Lausanne, do português Barroca, foi mais duro nas palavras que dedicou ao órgão que gere o futebol suíço. «Estamos a ser vitimas indiretas de um excesso de zelo e de erros de apreciação da mesma comissão feitos durante os processos de avaliação para a época 2012/13.»