Superleague Formula. É esta a designação para uma iniciativa que visa criar um campeonato de monolugares entre grandes clubes do futebol mundial. O projecto foi apresentado nesta segunda-feira, em Itália, e já conta com quatro nomes confirmados. O F.C. Porto faz parte do primeiro lote de convidados e já é possível ver um esboço do aspecto do carro portista, numa imagem produzida pela organização do evento, que autorizou a sua divulgação através do Maisfutebol.
«Esta será uma espécie de Liga dos Campeões sobre rodas. Queremos associar os principais clubes de futebol a um campeonato de monolugares que terá início em Agosto de 2008. Estamos em negociações com os emblemas que permitam garantir maior notoriedade ao evento e, nesse sentido, sentimos que seria importante contar com a participação do F.C. Porto», explicou-nos Paul Ryan, director de comunicação da Superleague Formula.
F.C. Porto com adversários de respeito
O AC Milan é o principal rosto do projecto, nesta fase. Os responsáveis do clube italiano, bem como todo o plantel principal, participaram nesta segunda-feira na apresentação do monolugar que ostenta as cores do emblema transalpino. Segundo as informações divulgadas pela organização, estes serão os próximos clubes convidados: «Barcelona, Valência e Real Madrid (Espanha); Inter de Milão (Itália); Lyon e Marselha (França); B. Dortmund e Schalke 04 (Alemanha); Basileia (Suíça); Galatasaray (Turquia); Anderlecht (Bélgica); Gotemburgo (Suécia); Lokomotiv de Moscovo (Rússia); Boca Juniors (Argentina); Flamengo (Brasil); América (Mexico); Shanghai Shenua (China) e Samsung Bluewings (Coreia do Sul).
Paul Ryan esclarece que os clubes contribuem com a marca, mas podem até nem participar em termos da escolha de pilotos ou dos patrocínios para os monolugares. «Sim, basicamente, o contributo essencial tem a ver com a marca. O nome dos clubes vai atrair os adeptos do futebol, e as corridas em si vão atrair os amantes do automobilismo. Nos próximos meses, vamos sugerir aos clubes várias equipas de competição que podem correr por eles, assim como vários pilotos e patrocinadores. Eles depois escolhem», concluiu, em conversa com o Maisfutebol.
Benfica foi convidado em 2001 para projecto que não arrancou
Esta iniciativa não será propriamente inédita. Aliás, será se, efectivamente, arrancar. Isto porque, em 2001, o Benfica fez parte de um leque de clubes europeus participantes no Premier 1 GP. Feyenoord, Valência, Lyon, Bordéus, Anderlecht e Leeds seriam outros dos concorrentes.
Com estreia prevista para 14 de julho de 2002, em Portugal, e encerramento a dia 10 de Novembro, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, a verdade é que a prova não arrancou. A falência do programado fabricante de chassis ajuda a explicar o fim do projecto. Desta vez, os organizadores da Superleague Formula prometem que tudo será diferente.