A 28.ª jornada da Superliga começa esta sexta-feira em Coimbra e o Académica-Marítimo é um jogo que vai abrir desde logo duas frentes nas lutas que começam a dominar o último quinto do campeonato português: os estudantes lutam pela manutenção na principal divisão do futebol português (estão dois lugares acima da linha de água); os madeirenses estão na corrida pela obtenção de um posto europeu (a uma posição de um lugar que dá acesso à Taça UEFA).
As contas da manutenção têm um leve interregno, mas a luta pela Europa continua no encontro que se segue, já no sábado, entre o Nacional (já em lugar europeu) e o Boavista. A batalha pelo segundo lugar (aquele que permite aspirar a mais do que a Taça UEFA e candidatar-se à entrada na Liga dos Campeões) tem o primeiro de dois episódios no sábado, com o Sporting a entrar em campo para defrontar o P. Ferreira. Os leões têm uma prova de fogo em casa depois de a goleada (0-4) imposta pelo Rio Ave ter quebrado a série de 19 jogos sem perder.
O rival Benfica aproveitou para reduzir a diferença para quatro pontos e jogará no domingo a segunda parte desta luta pela Liga dos Campeões entre os clubes de Lisboa. Os encarnados souberam ganhar um novo fôlego na passada jornada, mas, por outro lado, e ironicamente, é também a Europa que reserva a maior incógnita sobre o comportamento dos benfiquistas frente ao Alverca. A equipa de Camacho recuperou na Superliga, mas vem de uma derrota (3-4) em Milão que ditou a eliminação da Taça UEFA ante o Inter.
Antes, já o F.C. Porto terá jogado, com o líder a tentar manter frente ao Moreirense a diferença de sete pontos sobre o segundo lugar com menos um jogo disputado, mas o fim-de-semana é mesmo marcado por confrontos entre aflitos e candidatos à Europa. Neste domingo, mais dois embates do género com o E. Amadora-Sp. Braga (ressalvando a muito difícil salvação dos amadorenses) e o V. Guimarães-Beira Mar.
O jogo que fecha o domingo de futebol coloca em campo duas equipas descansadas, mas, enquanto o U. Leiria vai procurar lugares cada vez mais à vontade na classificação, o Rio Ave é, nesta altura detentor de um lugar na Taça UEFA. E, para não variar nesta oscilação entre candidatos à Europa e à permanência, a jornada não podia fechar, na segunda-feira, sem mais um aflito em campo, o Belenenses, que recebe o Gil Vicente.