Continua tudo em aberto na luta entre o Sporting e o Benfica pelo segundo lugar da Superliga que oferece a qualificação para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. A possibilidade dos dois clubes chegarem ao final do campeonato com o mesmo número de pontos tem gerado muitas dúvidas, mas os regulamentos da Liga são bem claros.
O primeiro factor de desempate definido no artigo 8 do Capítulo II, para clubes com o mesmo número de pontos, é o confronto directo, isto é, a maior diferença de pontos nos jogos entre os dois clubes em questão. No caso de se registarem resultados idênticos, duas vitórias por exemplo, o diferendo será decidido pela diferença de golos marcados e sofridos nos jogos realizados entre si. O terceiro critério é o maior número de golos marcados no campo do adversário.
Assim, caso Benfica e Sporting cheguem ao final do campeonato com o mesmo número de pontos, a equipa de José António Camacho só terá vantagem no confronto directo caso vença em Alvalade por uma diferença de três golos. Uma vitória por 2-0 anularia a diferença pontual e dos golos nos jogos realizados entre as duas equipas, mas os leões continuavam a ter vantagem nos golos marcados no terreno do adversário.
Se a igualdade se mantiver, no caso do Benfica vencer em Alvalade por 3-1 e perder na última jornada com a U. Leiria, o critério da diferença de golos é alargado a toda a competição. Quem tiver a maior diferença entre golos marcados e sofridos tem a vantagem do seu lado. Os regulamentos contam ainda com mais dois factores de desempate, caso a igualdade se mantenha: maior número de vitórias e, depois, maior número de golos marcados em toda a competição.
A partir daqui é muito difícil ainda subsistir uma situação de igualdade, mas a Liga de Clubes ainda prevê a realização de um jogo, em campo neutro, para tirar todas as dúvidas. No caso de se tratar de mais de duas equipas em igualdade de circunstâncias, aplicam-se todos os critérios definidos, com excepção deste último. Em vez de um jogo, os regulamentos da Liga de Clubes têm previsto uma competição a uma só volta, em campo neutro.
Actual situação:
Sporting: 70 pontos 22V/4E/6D 58 golos marcados/32 sofridos
Benfica: 70 pontos 21V/7E/4D 61 golos marcados/28 sofridos