O surfista português Tiago Pires obteve o melhor resultado de sempre da sua carreira, ao conquistar o terceiro lugar em Bali, na Indonésia, onde se realizou a 6ª etapa do Circuito Mundial ASP da modalidade - recorde-se que o atleta se estreia este ano no circuito.
Pires já tinha estado em evidência ao eliminar Kelly Slater, oito vezes campeão mundial e considerado, por muitos, o melhor surfista de todos os tempos, na terceira ronda da prova. Depois disso o português voltou a ter uma boa prestação e atingiu as meias-finais.
Depois de afastar o norte-americano, Tiago Pires eliminou o australiano Dayyan Neve, obtendo 13,77 pontos, contra apenas 5,06 conquistados pelo adversário.
O português apurou-se para as meias-finais depois de bater outro australiano, Kieren Perrow, que totalizou 11,34 pontos, contra 12 de Pires. Mas o surfista português não conseguiu superar o oponente seguinte o havaiano Fredrick Patacchia, que somou 10,16 pontos, enquanto o atleta luso não foi além dos 8,50.
Após terminar a prova de Bali no terceiro posto, em ex-aequo com o norte-americano Chris Ward, Tiago Pires vai competir em todos os eventos do World Qualifying Series da ASP.
Com este resultado o português subiu no ranking. Tiago Pires salta do 39º para o 27º lugar, com 2371 pontos. A classificação é liderada por Kelly Slater, com 5 620 pontos.