Do sonho olímpico aos corredores obscuros de uma vida dupla. Suzy Favor-Hamilton, antiga atleta norte-americana de meia distância, revelou ter sido acompanhante de luxo no último ano.

O caso foi reportado inicialmente pelo site de investigação «The Smoking Gun», e confirmado depois no «twitter» pela própria participante nos Jogos Olímpicos de 1992 (Barcelona), 1996 (Atlanta) e 2000 (Sidney).

«Percebi ter cometido escolhas altamente irracionais, e assumo total responsabilidade por elas. Não sou uma vítima, sabia o que estava a fazer. Fui atraída para o trabalho de acompanhante, em grande parte, por dar-me mecanismos de defesa quando estava a passar por um período difícil no meu casamento e na minha vida. Era uma saída para a vida que tinha. Era uma vida dupla», começou por dizer a ex-atleta, que revelou ainda que o marido tinha conhecimento da atividade, mas que não apoiava.

Suzy associa também a sua opção à depressão pós-parto que sofreu. «Tenho procurado a ajuda de um psicólogo nas últimas semanas e vou continuar, assim que consiga resolver as coisas. Não consigo dizer o quanto lamento por todas as pessoas que magoei, como resultado das minhas ações, e agradeço o apoio da minha família, e as pessoas próximas. Quero mudar e voltar a ser uma boa mãe, mulher, filha e amiga», escreveu a antiga atleta olímpica, atualmente com 44 anos.

Era com o nome fictício de Kelly Lundy que Suzy se apresentava aos clientes, ainda que muitas vezes revelasse a sua verdadeira identidade, acreditando que isso ficaria em segredo. Os serviços eram oferecidos através de uma agência ilegal de acompanhantes, sendo que Suzy (ou Kelly) cobrava 600 dólares por hora (cerca de 450 euros), ou 6000 dólares (4500 euros) por 24 horas, sendo que a tabela de preços disponível no perfil fazia ainda referência a um suplemento de 300 dólares (220 euros, aproximadamente) pelo ato sexual.

Suzy Favor-Hamilton tornou-se agente imobiliária depois de terminar a carreira de atleta, para além de promover palestras motivacionais, com base na sua experiência desportiva.