Respirar fundo só na segunda parte. Foi depois do intervalo que a Académica conseguiu unir forças e surpreender o Almancilense, sexto classificado da Série F da III Divisão, uma equipa que deu luta, defendeu bem e procurou o ataque para conseguir ultrapassar a equipa de Coimbra, na quarta eliminatória da Taça de Portugal. Em quatro minutos ¿ o primeiro golo aos 66, o segundo aos 70 -, os estudantes transformaram o empate em vitória e seguem em frente na prova.
Mas não foi fácil. Na primeira parte, o equilíbrio foi a nota mais dominante e com o estado do relvado a condicionar as trocas de bola, em prejuízo da Académica, cujos jogadores têm mais qualidade técnica. Mas os algarvios nunca baixaram os braços, sempre muito desinibidos, chegaram a mandar uma bola à barra, por intermédio de Agostinho, bem perto do intervalo. No início, Cooper ainda marcou golo, prontamente anulado pelo árbitro por falta sobre o guarda-redes Feijão.
Nesta toada de equilíbrio chegou-se à segunda parte, quando os atributos da Académica começaram a falar mais alto e o Almancilense começou a ser vencido. Primeiro Fredy (66m), a abrir o marcador, num lance com alguma dose de sorte à mistura, pois ficou a sensação que o defesa pretendia centrar e não colocar a bola na baliza. Foi o primeiro passo para a vitória, pois os algarvios perderam a capacidade psicológica para manter o empate e conseguir um resultado mais positivo.
Quatro minutos depois, Tixier ampliava a vantagem e Nuno Piloto (84m) fazia o último golo do jogo numa fase de menor descompressão. Fica a boa imagem dada pelo Almancilense, que nem parecia uma equipa do terceiro escalão pela forma como se bateu, principalmente durante o primeiro tempo, com a Académica.
FICHA DO JOGO
Jogo no Estádio Municipal de Loulé, no Algarve
Árbitro: Paulo Baptista, de Portalegre
Assistentes: Luís Tavares e André Cunha
Almancilense - Feijão; Jorginho (Rodolfo, 79m), Vítor Santos, Baresi e Vitó; Padinha, Agostinho, Teixeira (Silvano, 84m) e Xabregas; Luís Pereira e Edalberto (Diegues, 73m).
Treinador: Luís Dores
Académica - Dani; Nuno Luís, Zé Castro, Danilo e Fredy; Tixier, Dionattan (Nuno Piloto, 78m) e Paulo Adriano; Luciano (Joeano, 63m), Rafael e Kenny Cooper (Sarmento, 73m).
Treinador: João Carlos Pereira
Cartões amarelos: Edalberto (21m), Danilo (58m)
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: 0-1, por Fredy (66m); 0-2, por Tixier (70m); 0-3, por Nuno Piloto (84m)