Leonardo Jardim e Paulo Fonseca vão disputar o seu primeiro clássico na Taça da Liga. Para os dois treinadores, esta será uma nova oportunidade para atingir um patamar de sucesso na competição, algo que não conseguiram nos clubes por onde passaram.

O treinador do Sporting chegou a uma meia-final na sua passagem pelo Sp. Braga, enquanto o técnico do FC Porto nunca ultrapassou as fases de grupos. Curiosamente, Fonseca tem contas a acertar no seu regresso ao Estádio de Alvalade.

Comecemos por Leonardo Jardim, o anfitrião deste domingo. O madeirense fez a sua estreia na Taça da Liga em 2009/10, no banco do Beira Mar. A formação aveirense, que disputava a Liga de Honra, ultrapassou o Freamunde na primeira eliminatória da prova mas caiu na fase seguinte.

Colocado no Grupo A com Académica e Portimonense, o Beira Mar participou numa das etapas mais curiosas da competição.

A média de idades e a derrota pesada no Dragão

Três empates a zero nos três encontros realizados nesta fase e o recurso e um fator pouco habitual para determinar o vencedor do grupo: a média de idades. A equipa de Leonardo Jardim ficou em terceiro lugar, a Liga começou por dar o apuramento ao Portimonense mas a Académica contestou a decisão.

A 18 de dezembro de 2009, o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol deu razão à Académica, então orientada por André Villas-Boas, e o Portimonense foi afastado.

Leonardo Jardim garantiu a subida de divisão do Beira Mar e voltou à Taça da Liga na época seguinte. Na primeira eliminatória, a equipa de Aveiro superiorizou-se ao Fátima. No Grupo A da segunda fase, porém, averbou derrotas em todos os jogos disputados.

O ciclo negativo começou na visita ao Gil Vicente (2-1) e prolongou-se frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão. Nesse dia, Jardim perdeu esperanças com os golos de Walter, Emídio Rafael e o resistente Fernando (3-0). Na última jornada, a despedida caseira frente ao Nacional da Madeira (1-2).

O técnico saiu do Beira Mar em fevereiro, rumando ao Sp. Braga no final da temporada. Leonardo Jardim conseguiu elevar a fasquia ao serviço da formação arsenalista, chegando às meias-finais da Taça da Liga. Três vitórias na fase de grupos a selar a passagem, antes de um enorme amargo de boca. O Sp. Braga desejava a conquista do troféu mas caiu perante o Gil Vicente na última etapa a caminho da final. 2-2 e felicidade para a equipa de Barcelos nas grandes penalidades.

«Nos penálties, que têm sempre um fator aleatório muito grande, acabámos por perder e por ficar alheados de um dos nossos objetivos, que era estar presente na final e vencê-la», admitiu Jardim.

Paulo Fonseca já foi afastado em Alvalade

Paulo Fonseca vai iniciar a sua terceira participação na Taça da Liga, agora como treinador do FC Porto. O clube azul e branco já disputou duas finais da competição, enquanto o técnico não ultrapassou as fases de grupos.

Na época 2011/12, Fonseca orientou o Desportivo das Aves e a equipa da Liga de Honra ficou colocada no Grupo D da primeira fase.

Uma vitória frente à Oliveirense, na jornada inaugural, abriu boas perspetivas para a formação avense. Porém, tudo mudaria frente ao Estoril de Carlos Eduardo e Licá. A 7 de agosto de 2011, o atual extremo do FC Porto marcou um dos golos na vitória perante a equipa de Paulo Fonseca (2-0). Um empate na terceira jornada, na receção ao União da Madeira, confirmou o afastamento.

Paulo Fonseca rumou ao Paços de Ferreira na época seguinte mas voltou a falhar o apuramento para as rondas decisivas. Os castores afastaram o D. Aves (a antiga equipa do técnico) na primeira eliminatória, seguindo para a segunda fase de grupos da prova.

No Grupo C, a formação pacense parecia caminhar para um apuramento convincente, após triunfos frente a Rio Ave e Marítimo. O Sporting tinha natural favoritismo mas chegou à última jornada sem réstia de esperança.

O início de 2013 trouxe mudanças profundas no rumo do Sporting e Paulo Fonseca ajudar a escrever a história. A 5 de janeiro, o Paços ganhou pela margem mínima para o campeonato (0-1). Franky Vercauteren foi despedido na sequência desse resultado. No dia 9, já com Jesualdo Ferreira como técnico, os leões apresentaram a fatura.

Os castores precisavam apenas de um empate para seguir em frente e tudo parecia correr de feição até ao último quarto-de-hora. O Rio Ave marcou em casa do Marítimo (0-1) e o Sporting fez o mesmo em Alvalade. Ricky Van Wolfswinkel ditou o afastamento do Paços de Ferreira, por mero orgulho. Balde de água fria para Paulo Fonseca.

Leonardo Jardim na Taça da Liga:
2009/10, Beira Mar: eliminado na primera fase de grupos
2010/11, Beira Mar: eliminado na segunda fase de grupos
2011/12, Sp. Braga: eliminado nas meias-finais

Paulo Fonseca na Taça da Liga:
2011/12, D. Aves: eliminado na primeira fase de grupos
2012/13, P. Ferreira: eliminado na segunda fase de grupos