A FIGURA

Marcão: quando está concentrado, demonstra ter capacidade para outros voos. Certinho a defender, o brasileiro foi providencial em determinados momentos do jogo, um autêntico xerife. Sempre muito atento a Marega, não deu liberdade ao avançado maliano durante quase todo o jogo. Ao minuto 82, realizou um grande corte ao tirar o "pão da boca" a Marega, que estava preparado para encostar.

O MOMENTO: Enorme defesa de Vaná (90m)

Após grande remate de Jefferson. Transição rápida do Chaves conduzida por Jefferson, que depois de galgar vários metros no terreno, teve espaço e rematou forte e colocado de pé direito, mas o guarda-redes do FC Porto evitou aquele que seria o 1-2 dos flavienses. O brasileiro segurou, na defesa da noite, o ponto na estreia dos dragões na Taça da Liga.

FC Porto-Desp. Chaves, 1-1 (crónica)

OUTROS DESTAQUES

João Pedro: em noite de estreia, o defesa brasileiro mostrou-se bastante envolvido nas tarefas ofensivas da equipa. Criou vários desequilíbrios no ataque, principalmente na primeira parte. Destaque também para o corte providencial ao minuto 63, quando Perdigão seguia isolado para a baliza e o brasileiro de carrinho evitou o remate do compatriota.

Danilo: primeira vez titular esta época, o médio não defraudou a confiança de Sérgio Conceição. Demonstra que a lesão sofrida na temporada passada não afetou minimamente as capacidades que lhe são reconhecidas. Um autêntico tampão no meio campo portista, destacando-se tanto a defender, como a levar a equipa para o ataque.

Brahimi: lançado no decorrer da partida pelo treinador portista, o argelino tentou agitar o jogo e teve participação direta no golo do FC Porto.

Perdigão: expoente máximo no jogo de transições rápidas impostas por Daniel Ramos para o jogo do Dragão. Ensaiou o remate aos 55 minutos, mas saiu ao lado. Principal impulsionador do jogo ofensivo dos flavienses.

Stephen Eustáquio: o internacional sub-21 tem muita qualidade nos pés. Apesar deste jogo ter sido ingrato para o médio, pois o Chaves teve pouca bola. Mas quando teve, a bola sai sempre "redondinha" dos pés de Eustáquio. Foi também o autor do golo do empate dos «valentes transmontanos».

Hernâni: efeito imediato do extremo portista. Dois minutos após ter entrado na partida, marcou o golo dos dragões num lance de insistência e que muitos davam por perdido.