Benfica, Marítimo, Sporting e FC Porto. Se não houver surpresas e os dois últimos responderem positivamente ao favoritismo que lhes é atribuído, será este o quadro das meias-finais da Taça da Liga.
 
Com encarnados e madeirenses já apurados, a Taça da Liga prossegue esta quarta-feira nos dois grupos de cinco equipas em que a decisão ainda não está fechada. Contudo, Sporting e FC Porto têm o apuramento muito bem encaminhado.
 
No grupo C, a equipa de Marco Silva, que comanda com seis pontos, pode chegar aos nove, em caso de vitória frente ao V. Setúbal (19h45). O cenário colocaria um ponto final na discussão.
 
O Sporting sabe que só uma vitória fecha, de imediato, as contas do apuramento. Em caso de empate, por exemplo, o V. Setúbal ficaria com cinco pontos e poderia ultrapassar o Sporting no jogo que ainda lhe falta, em casa, frente ao Boavista.
 
Os axadrezados, de resto, ainda acalentam remotas esperanças de qualificação. Têm de vencer os dois jogos (V. Guimarães em casa, já esta quarta também às 19h45, e V. Setúbal fora, a 4 de feverieiro) e esperar que os sadinos vençam em Alvalade esta quarta-feira à noite.
 
O Belenenses, que fica a ver jogar nesta ronda, também tem hipóteses de passar, precisando que o Sporting não vença e tendo, obrigatoriamente, de ganhar em Guimarães na última ronda.
 
No grupo D, o cenário do FC Porto é muito parecido com o do Sporting: uma vitória frente à Académica, em casa, esta quarta (20h45) acaba já com a discussão e coloca os portistas na rota do Marítimo, nas meias-finais. Um reencontro que promete fazer faísca, atendendo ao jogo do último domingo que, sabe-se agora, teria dado um ânimo renovado à equipa de Julen Lopetegui, em caso de vitória.
 
O empate não garante já o apuramento mas afasta o Sp. Braga da corrida. A equipa de Sérgio Conceição precisa de uma combinação de resultados bastante improvável para ainda seguir em frente e, mesmo assim, no máximo empataria com o FC Porto, pelo que teria de melhorar consideravelmente a diferença de golos, fator de desempate, que neste momento é favorável aos portistas.
 
Aliás, a Académica, adversária dos dragões, é a outra equipa do grupo que depende apenas de si. Tem de vencer no Dragão e também o União da Madeira, em casa, na última jornada.
 
Os madeirenses ainda sonham também. Para já, é preciso bater o Rio Ave (20h45) e chegar aos seis pontos. Depois, ganhar em Coimbra e fazer nove que seriam suficientes se o FC Porto não bater a Académica.
 
Todos estes cenários esbarram no favoritismo de Sporting e FC Porto, equipas que, mesmo admitindo que a competição não é prioritária, estão lançados para chegar à última janela antes da final. E a partir daí, o discurso pode mudar.

Todas as contas da Taça da Liga
 
JOGOS DESTA QUARTA-FEIRA:
 
Grupo C
Sporting-V. Setúbal (19h45, Sport TV 1)
Boavista-V. Guimarães (19h45, Sport TV 2)
 
Classificação atual: 1- Sporting, 6 pontos/3jogos; 2- Belenenses, 5 pts/3 jgs; 3- V. Setúbal, 4 pts, 2 jgs; 4- Boavista, 1 pt/2jgs; 5- V. Guimarães, 0 pts/2 jgs
 
Grupo D
FC Porto-Académica (20h45, TVI)
U. Madeira-Rio Ave (20h45)
 
Classificação atual: 1-FC Porto, 7 pontos/3 jogos; 2- Sp. Braga, 4 pts/3 jgs; 3- Académica, 3 pts/2jgs; 4- U. Madeira, 3 pts/2 jgs; 5- Rio Ave, 0 pts/2 jgs