Jorge Simão quer entrar na história do Sp. Braga conquistando a Taça da Liga. O treinador abordou esta terça-feira a meia-final de amanhã, com o V. Setúbal, dizendo que «ambição» é a palavra-chave nas hostes do clube bracarense.

«Na minha cabeça está clara a ideia de que quem exerce estas funções, a ambição tem de ser uma palavra-chave, seja quem for. Como foi dito ontem, a ambição do nosso presidente em ser campeão é sinal de grande ambição e de grandeza, consolidada pelos últimos anos do clube», referiu o treinador.

Contudo, apesar de partir para o Algarve com pretensões elevadas, Jorge Simão não considera o Sp. Braga favorito diante do V. Setúbal. «Se olharmos para o palmarés recente, pelo lugar na Liga, é óbvio que podemos considerar que o Braga é favorito. Mas, atendendo às características que este jogo tem, esse favoritismo esfuma-se. Vai ser um jogo equilibrado e com predominância de uma ou outra equipa durante as fases do jogo», disse.

Os arsenalistas apresentam-se para a fase final da Taça da Liga após a derrota no dérbi minhoto com o V. Guimarães. Jorge Simão quer que a sua equipa se apresente confiante, apesar do desaire. «As vitórias trazem confiança, a derrota é um momento duro, de análise. Quanto se perde não está tudo mal, temos de passar uma imagem de confiança e de lucidez, de confiança neste caminho que estamos a percorrer. Queremos é chegar à final, independentemente de como o jogo corra», atirou.

Em relação à Taça da Liga, nomeadamente ao facto de a final four se realizar no Algarve, Simão é da opinião que implica um grande desgaste. «É um trajeto muito longo para ser efetuado a meio da semana. O último passo para ser dado para a credibilização da Taça da Liga seria o vencedor tivesse acesso às competições europeias. Era um passo para que a competição fosse olhada de outra forma. Quanto ao formato, confesso que não me desagrada totalmente. Ter de fazer tantos quilómetros, aí tenho que estar ao lado dos adeptos, porque é muito longe para nós», concluiu.

Na gala comemorativa do 96º aniversário dos bracarenses, o presidente António Salvador formulou o desejo de ver o Sp. Braga campeão antes do centenário. Jorge Simão diz que se está a trabalhar para isso: «O que nos faz aproximar dos três grandes é o nosso trabalho. Temos a ambição e o clube cresceu muito nos últimos anos. Se estão reunidas condições? Estamos a trabalhar para isso, estamos numa reta ascendente de crescimento e nas próximas épocas pode aqui ou ali intrometer-se na luta pelo título. Quero ter esta visão porque é isso que nos faz crescer.»