Frederico Gil é o primeiro português a entrar em acção e Rui Machado fecha o quadro de jogos, com Photos Kallias como adversário comum.

No encontro de pares, a dupla portuguesa será composta por Frederico Gil e Leonardo Tavares.

Os encontros jogam-se nos dias 6, 7 e 8 deste mês, com início marcado para as 15h00 locais (menos duas horas em Portugal) no Centro Nacional de Ténis, na capital do Chipre, Nicósia. O estádio com hard court tem capacidade para duas mil pessoas.

Veja a ordem dos jogos dividida por sexta-feira, sábado e domingo:

R1: P. Kallias-F. GIL

R2: M. Baghdatis-R. MACHADO

R3: M. Baghdatis/P. Kallias-F. GIL/L. TAVARES

R4: M. Baghdatis-F. GIL

R5: P. Kallias-R. MACHADO

Frederico Gil é o melhor tenista português de sempre no actual 81º lugar do ranking ATP de singulares e será também o jogador mais cotado da tabela nesta eliminatória. O cipriota Marcos Baghdatis é o actual 90º do ranking.

Veja as constituições das duas selecções:

PORTUGAL:

Frederico Gil (81º do ranking)

Rui Machado (129º)

Leonardo Tavares (545º)

João Sousa (619º)

Seleccionador: Pedro Cordeiro

Chipre:

Marcos Baghdatis (90º)

Photos Kallias (546º)

Demetrios Leontis (-)

Philippos Tsangaridis (-)

Seleccionador: Yiannos Hadjigeorgiu

Portugal e Chipre já se defrontaram uma vez para a Taça Davis com o triunfo da equipa nacional por 5-0 na terra batida do Lawn Tennis Club da Foz, no Porto, em Julho do ano passado. Jogaram-se então os quartos-de-final do Grupo II da Zona Europa/África da Taça Davis 2008.

Este ano, se passar a primeira ronda, a selecção portuguesa terá como próximo adversário o vencedor da eliminatória entre a Irlanda e a Argélia.