Carlos Carvalhal continua a fazer história no Swansea, depois desta terça-feira ter conduzido a equipa do País de Gales para os quartos de final da Taça de Inglaterra, o que já não acontecia desde 1964, há 54 anos, um ano antes do nascimento do treinador português, como o próprio frisou na conferência de imprensa que se seguiu ao triunfo sobre o Sheffield Wednesday (2-0).

«1964 foi há muito tempo. Sei disso porque nasci em 1965. O Swansea fez agora o melhor percurso na taça desde essa data, é uma pequena contribuição para a história e estamos muito felizes por isso. Estou muito orgulhoso dos meus jogadores», começou por destacar.

Carlos Carvalhal afasta antiga equipa a caminho dos «quartos»

Um jogo especial para Carlos Carvalhal, diante da sua antiga equipa, o Sheffield Wednesday, depois de um primeiro empate sem golos, no Hillsborough. O Swansea acabou por garantir a qualificação com dois golos na segunda parte. «Depois de marcarmos os dois golos, fechámos a casa. Fechámos as portas e todas as janelas», referiu o treinador com mais uma alegoria que tanto gosta.

O Swansea pode estar, agora, a apenas dois jogos da final da Taça de Inglaterra. A prioridade continua a ser a manutenção na Premier League, mas depois de chegar aos «quartos», Carvalhal garante que vai dar outra atenção à segunda competição. «O nosso primeiro objetivo continua a ser a Premier League, mas agora esta competição também passa a ser importante para nós. Agora estamos numa posição em que é possível chegarmos a Wembley», referiu.

Um jogo que foi equilibrado na primeira parte, mas em que a superioridade do Swansea foi mais evidente na segunda, depois das alterações promovidas pelo treinador português. «Ao intervalo não estávamos satisfeitos com o resultado. Precisávamos de mais energia e intensidade, por isso fizemos entrar o Martin Olsson e o Jordan Ayew e eles acabaram por ter um grande impacto na equipa. Bastaram dois ou três minutos da segunda parte, para perceber que as coisas iam mudar», contou. E a verdade é que mudaram, com Jordan Ayew a abrir o marcador aos 55 minutos.