A Federação Portuguesa de Futebol tornou público esta terça-feira um acordo para um patrocínio para a Taça de Portugal válido para as próximas três temporadas, contando com a que já está a decorrer, com o objectivo de oferecer maior dinamismo e visibilidade à prova rainha do futebol português. Como consequências mais visíveis, além do nome da competição, que vai passar a designar-se Taça de Portugal Milennium, destaca-se o aumento de número de jogos com transmissão televisiva e um prémio que pode chegar a um milhão de euros para o vencedor.
Um dia importante para Gilberto Madail. «Este acordo, numa altura destas, em que os mercados financeiros andam agitados, significa reconhecer o prestígio que a federação tem. Significa também a consagração da Taça de Portugal como a prova rainha, a prova que motiva os portugueses e, neste caso, grandes entidades como o Milennium BCP. Por último significará também um acréscimo redobrado de motivação para os clubes», comentou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Taça vai passar a ter entre quinze a vinte jogos com transmissão televisiva
A referência ao acréscimo de motivação da parte dos clubes foi uma alusão a um prémio global de 700 mil euros, dos quais meio milhão será destinado ao vencedor e os restantes 200 mil ao finalista vencido. Um prémio que, no caso do vencedor, poderá chegar, em valores acumulados, a um milhão de euros, consoante o número de jogos que forem transmitidos pelas televisões. A FPF procura ainda uma forma de fazer chegar aos clubes mais pequenos, que raramente têm benefícios financeiros das transmissões televisivas, uma compensação.
O aumento do número de jogos também é novidade. Até à última edição da prova, eram transmitidos sete jogos a partir dos oitavos-de-final. Com o novo modelo, o número de transmissões pode subir para os 15/20 jogos, começando já no próximo sábado, a partir dos 32 avos de final.
Pequenos passos de um novo modelo da prova que está ainda em fase de estudo. «Já nesta edição há um grupo de clubes [distritais] que deixou de participar porque não fazia sentido. Tornava a prova demasiado longa e cansativa. Estamos a continuar a estudar para que a esta prova continue a ser a que os portugueses mais gostam e estão sempre mais receptivos a aplaudir», destacou ainda Gilberto Madail.
O novo patrocinador esteve representado por Armando Vara, vice-presidente do Millenium BCP, que manifestou o desejo de que a «associação» entre as duas entidades contribua para uma maior projecção da prova e uma oportunidade para projectar a marca nos Países de Língua Oficial Portuguesa.