A Naval garantiu este domingo a passagem à V Eliminatória da Taça de Portugal ao vencer na Figueira da Foz o Pontassolense, por 1-0. Leo Guerra foi o homem do jogo, pois saiu do banco para dar o golo vitorioso com que a equipa da Liga afastou o conjunto da II Divisão.
As duas equipas entraram com esquemas semelhantes em campo ¿ dois médios defensivos à frente da defesa e a apoiarem um trio a servir o ponta-de-lança em cunha ¿ e acabaram por se equivaler nos resultados práticos.
O primeiro tempo ficou marcado por um maior domínio da Naval, mas cuja única consequência foi os muito remates, nitidamente a tentar explorar o forte vento que soprava a seu favor.
Mas ficou marcado também pelo contraponto conseguido pelo Pontassolense, que na sua melhor reacção ao controlo de jogo adversário teve as duas melhore ocasiões do tempo inicial ¿ mas ambos os remates saíram fracos, se bem que no segundo só a pontaria de Glauco «falhou», pois Taborda parecia estar em dificuldade para deter o remate caso tivesse ido à baliza.
Perante o rumo do jogo, o treinador António Luís mandou mesmo avançar Santana da segunda linha defensiva para a primeira linha atacante com o número 10 da equipa a ficar com o trabalho de organização de um ataque que foi ficando mais atrevido a nível de posse de bola ¿ o técnico do Pontassolense apenas tinha cinco suplentes e ia gerindo as opções como podia.
Manuel Cajuda foi o primeiro a mexer na equipa, pois a Naval foi deixando de jogar perto da área adversária. Entrou Leo Guerra para o lugar de Cazarine e e Fogaça subiu para jogar lado a lado com o recém-entrado na linha mais adiantada.
A Naval conseguiu sacudir o jogo e empurrar o Pontassolense para trás. António Luís acusou o toque e fez a primeira alteração - talvez a tentar deter o que começou a parecer inevitável. A pressão da Naval acentuou-se e os forasteiros foram «estoirando» fisicamente.
Mas foi apenas questão de tempo. Leo Guerra entrou mesmo para decidir e, depois de uma bola ao poste, marcou um bom golo. A equipa mais forte acabava por ditar a sua lei e foi cada vez mais justificando o desfecho da partida, pois o domínio e as oportunidades foram-se sucedendo; enquanto do outro lado os madeirenses foram desaparecendo também eles cada vez mais.
Ficha de jogo
IV Eliminatória da Taça de Portugal
Naval-Pontassolense, 1-0
Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz
Árbitro: Paulo Batista (Portalegre)
Espectadores: (cerca de) 50
NAVAL (4x2x3x1):Taborda; Carlitos, Fernando, Renato e Nélson Veiga; Gilmar e Glauber; Fogaça (Saulo, 76), Fajardo e Lito; Cazarine (Leo Guerra, 61).
Treinador: Manuel Cajuda
Pontassolense (4x2x3x1): Paulo Graça; Sérgio, Hélder, Maga e Paulo Pereira; Adriano e Santana; Anthony (Rondon, 81), Zeca e Zé Estrela; Glauco (Vinhais, 72).
Treinador: António Luís
Golos: Leo Guerra, 78
Acção disciplinar
Cartões amarelos: Carlitos, 37; Nélson Veiga, 41 (Naval); Hélder, 32; Paulo Pereira, 66; Paulo Graça, 69 (Pontassolense).