Festa da Taça de Portugal sem surpresas nem milagres em Fátima. O Desportivo Chaves venceu a formação da casa por 0-3, confirmando o favoritismo. Em números e em futebol jogado também.
 
O Fátima, da Série D do Campeonato de Portugal, ficou pelo caminho ao terceiro jogo na prova, depois das vitórias frente ao Mação (4-0) e ao Eléctrico (4-2, após gp) nas primeiras eliminatórias. O Desp. Chaves, pode dizer-se, entrou com o pé direito.
 
Para defrontar a equipa da Liga, Nuno Kata - treinador do Fátima - apostou num onze mais habitual, mas que tem falhado no CP e que soma quatro derrotas e dois empates, ainda sem triunfos. Já Luís Castro aproveitou para rodar algumas peças. 
 
À procura de regressar ao Jamor - feito que conseguiu em 2009/2010, tendo perdido com o FC Porto (1-2) -, o Desp. Chaves apresentou-se no primeiro jogo na ‘Prova Rainha’ com António Filipe na baliza, Paulinho, Anderson, Maras e Djavan na defesa, Pedro Tiba, Jefferson e Bressan no meio campo e na frente Matheus Pereira, Platiny e Jorginho.
 
 
Com mais bola e melhores argumentos, o Desp. Chaves entrou a vencer. Matheus Pereira abriu o marcador logo aos nove minutos de jogo, assistido por Tiba. O extremo, emprestado pelo Sporting, recebeu curto à entrada da área e só com Valério pela frente não falhou o 0-1.
 
Surgiram depois vários lances de bola parada sem qualquer perigo, quer para Valério quer para António Filipe, e ocasiões de golo poucas. A melhor foi para o Desp. Chaves (34’), que Platiny falhou ao segundo poste depois de um cruzamento de Matheus Pereira.
 
Novo golo só já ao cair do pano, após alguma insistência flaviense e uma grande penalidade duvidosa. Tiago Martins considerou haver mão de Pio Júnior na bola e Pedro Tiba, chamado a bater a falta, não desperdiçou o 0-2.
 
Na segunda metade, jogo algo dividido e novo golo ‘madrugador’ do Desp. Chaves. Minuto 54 e Platiny a aproveitar para fazer o 0-3, após Valério defender para a frente mais um remate de Matheus Pereira.
 
Antes disso o Fátima tinha obrigado António Filipe a mostrar serviço. Primeiro aos 47 minutos, num lance de Mário Mendonça junto ao posto e que deu canto; e depois aos 52 minutos, num remate em jeito de Hamza Jouini quase à figura. 
 
Na meia hora final, o Fátima foi tentando reduzir e insistiu na área flaviense; o Desp. Chaves foi menos perigoso, mas ainda contou com a velocidade de Matheus Pereira que tentou juntar ao golo uma assistência, mas Patrão num remate em jeito fez a bola sair ao lado.
 
Mamadou ao cair do pano ainda tentou fazer o golo de honra da formação a casa, mas sem sucesso. Segue em frente a equipa que foi melhor.
 
 
FICHA DE JOGO
ESTÁDIO PAPA FRANCISCO, FÁTIMA. 15H00 - TERCEIRA ELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL
 
FÁTIMA: Valério; Tiago Melo, Mauro Pereira, Raphael Almeida e André Sousa; João Martins, Luís Seijas e Jorge Neves; Hamza Jouini, Pio Júnior e Mário Mendonça.
Suplentes do Fátima: Miguel, Jeka, Dany Marques, Philippe, Mamadou Thiaw, Renan Soares e João Jesus.
Treinador: Nuno Kata.
Substituições: saiu João Martins e entrou Renan Soares (46’), saiu Hamza Jouini e entrou Jeka (66’) e saiu Pio Júnior e entrou Mamadou Thiaw (77’).
Disciplina: cartão amarelo para Jeka (78’).
Golos: nada a assinalar.
 
DESP. CHAVES: António Filipe; Paulinho, Anderson, Maras e Djavan; Pedro Tiba, Jefferson e Bressan; Matheus Pereira, Platiny e Jorginho.
Suplentes do Desp. Chaves: Ricardo, Filipe Melo, Hamdou, Patrão, Jordan, Perdigão e Furlan.
Treinador: Luís Castro.
S ubstituições: saiu Bressan e entrou patrão (59’), saiu Jefferson e entrou Filipe Melo (66’) e saiu Djavan e entrou Furlan (66’).
Disciplina: cartão amarelo para Patrão (68’).
Golos: Matheus Pereira (9’), Pedro Tiba (43’, gp) e Platiny (54’).