Nem a história ajuda o Famalicão. Será um autêntico duelo de David contra Golias aquele que a equipa minhota irá travar em Alvalade, nos quartos de final da Taça de Portugal. Para seguir em frente, a equipa de Daniel Ramos tem de fazer o que nunca fez: ganhar ao Sporting.
 
Aliás, em oito jogos disputados em casa do Sporting, o Famalicão perdeu todos (seis para a Liga e dois para a Taça de Portugal).
 
Quando joga em casa os números não são muito mais animadores mas sempre há dois empates, ambos para a Liga, para contrabalançar com as oito derrotas caseiras, quatro para o campeonato e outras tantas para a Taça.
 
A última vez que o Famalicão não perdeu com o Sporting foi há vinte anos. Em janeiro de 1994, João Mário anulou, a oito minutos do fim, o golo de Juskowiak, fazendo o 1-1 final.
 
De lá para cá houve apenas mais três jogos entre estas duas equipas, o último em 2011, na terceira eliminatória da Taça, com vitória leonina em Famalicão por 2-0 ( lembre a crónica do jogo). Ricky Van Wolfswinkel fez os dois golos e foi a figura do encontro.

Contas feitas, 18 jogos entre os dois emblemas, 16 vitórias do Sporting e dois empates, ambos no Minho.