O dia foi de festa em Pevidém. O clube vimaranense que disputa os distritais mediu forças pela primeira vez na sua história com um clube do principal escalão do futebol português e, numa espécie de acorde de cavalheiros, a festa da Taça não teve direito a surpresas. A equipa de Pevidém rubricou o momento no seu livro de memórias e o Belenenses segue em frente na prova rainha do nosso futebol. Venceu (0-2) com golos de Robinho e Licá.

Repescada após perder na primeira ronda, a equipa da casa entrou aguerrida e a fazer da crença e da entrega armas cruciais para equilibrar forças com um Belenenses mais capacitado tecnicamente, com mais andamento mas claramente sem a intensidade habitual.

Com o evoluir do cronómetro o Pevidém, que até ameaçou nos minutos iniciais, começou a abrir brechas. Preto numa primeira instância impediu que Licá inaugurasse o marcador quando estava isolado, fez igual façanha perante Robinho mas nada pôde fazer para travar a recarga do atacante que começou a temporada nos sub-23. De calcanhar o jovem jogador atirou para o fundo das redes em cima do intervalo.

Com o estreante Silvestre Varela em bom plano, prometendo ser um reforço de valor acrescentando para a equipa de Pedro Ribeiro, o Belenenses controlou o encontro na segunda metade, teve bola e não se expôs a uma hipotética reação do emblema dos distritais. Organizada, a turma que joga no Jamor aproveitou um erro do Pevidém para sentenciar o encontro.

Emanuel falhou o passe e deixou Licá isolado, no primeiro remate o extremo atirou ao ferro no frente a frente com Preto, mas ficou com o esférico à sua mercê para recarregar com sucesso, arrumando com o jogo.

Acabou a aventura do Pevidém na Taça de Portugal, que perde pela primeira vez em casa e sofreu igualmente os primeiros golos no seu reduto esta temporada. O Belenenses fez o que lhe competia e segue para a próxima ronda com naturalidade; sem deslumbrar, a equipa de Pedro Ribeiro consegue o segundo triunfo da temporada.

FICHA DE JOGO

PEVIDÉM-BELENENSES, 0-2

Campo Albano Martins Coelho Lima (Pevidém - Guimarães)

PEVIDÉM: André Preto; Filipe Sousa; Emanuel, João André e Zé Martins; Rúben Teixeira (68’), Gotisnho, Moreira (83’) e Venu; Vítor Hugo e Totas (68’).
Suplentes do Pevidém: João Lobo, Beck (68’), Tiago Vieira, João Costa, Costinha (83’), Tiago Monteiro e Zezé (68’).

BELENENSES: André Moreira; Tomás Ribeiro, Gonçalo Silva, Nuno Coelho e Francisco Varela (76’); Show (70’), Esgaio e André Santos; Licá (83’), Varela e Robinho.
Suplentes do Belenenses: Koffi; Kikas, Callila (70’), Cassierra (76’), S. Sithole, Marco Matias (83’), Edi Semedo.

ÁRBITRO: Gustavo Correia (AF Porto)

Auxiliares: Bruno Rodrigues e Inácio Pereira

DISCIPLINA

Cartões amarelos: Nuno Coelho (17’), André Santos (88’) e Gostinho (90’).

Cartões vermelhos: nada a registar.

GOLOS

0-1 (44’) Robinho e 0-2 (72’) Licá