Declarações de Rui Vitória, treinador do Benfica, na sala de imprensa do Estádio do Rio Ave, após a eliminação da Taça de Portugal, nos oitavos de final da prova:

«Parabéns ao Rio Ave. Primeira parte de qualidade, em que devíamos ter feito golos nos primeiros 30 minutos. Depois, na segunda parte, em dois lances em que temos de controlar melhor, acabámos penalizados. A equipa acaba por empatar, mas antes há um lance importante: o momento do penalti que, ao não ser concretizado, acabámos por fazer a terceira substituição. A equipa descaracterizou-se da sua natureza. E o momento do Luisão [lesão].»

«Nunca fomos inferiores à equipa do Rio Ave. Na minha opinião, foi uma equipa do Benfica autoritária, a comandar o jogo à sua maneria e quando acaba por sofrer os golos, é demérito nosso. Os meus jogadores foram briosos até final. Mesmo com dez, até ao limite, à procura do golo de forma consciente.»

[Benfica obrigado a focar na Liga?]

«Temos de olhar para o campeonato, é uma competição importante e onde temos de nos focar. A vida das equipas é ter momentos de glória e saber lidar com momentos de tristeza. Houve aqui alguma dose de infelicidade. Vamos agarra-nos ao campeonato e à Taça da Liga. Sempre com a mesma naturalidade. Como passámos momentos maus, também vamos ter momentos positivos.»

«Se a concretização do penalti tem acontecido, não fazia aquela substituição. Já estávamos a mexer na estrutura base, depois avançámos para três defesas e três avançados. Com a lesão do Luisão, já com a substituição, a equipa acabou por ficar descaracterizada. Com um prolongamento com dez jogadores, torna-se mais difícil.»

«Não ganhámos, mas fomos superiores e não merecíamos este resultado. Às vezes os momentos maus só valorizam os bons que já tive.»