Sem surpresas e confirmando o favoritismo que o estatuto da Liga lhe dá, o Desp. Aves está nos oitavos de final da Taça de Portugal. Está, portanto, a três jogos do Jamor.
 
Depois de vencer o Vila Real por 0-1 na terceira eliminatória, a equipa de Lito Vidigal venceu este domingo o União, em Leiria, por 0-3. Não foi superior, mas soube controlar o jogo e foi eficaz.
 
 
Sem mexer muito na equipa, relativamente ao último encontro da Liga frente ao Vitória Setúbal, o técnico do Desp. Aves apostou na mudança na baliza e fez entrar Fachini para o lugar do veterano Quim, que nem convocado foi, e colocou ainda Defendi e Nildo em campo.
 
O encontro foi quase sempre equilibrado e houve até momentos em que o União esteve melhor do que o Desp. Aves, mas não marcou qualquer golo: Fachini soube estar à altura, resolver algumas situações mais incómodas e o atrevimento de João Vieira.
 
Do outro lado, Ricardo Neves teve mais trabalho e acabou por sofrer três golos. O primeiro numa altura em que o União tentava surpreender e abrir o marcador, mas em que foi Derley que na reposta fez o 0-1 aos 27 minutos.
 
Golo marcado no momento certo para a equipa de Vila das Aves, que soube depois gerir a vantagem - mínima ao intervalo e consolidada na segunda metade. 
 
Nos últimos 45 minutos, numa quase réplica da primeira metade a nível exibicional para ambos os lados, voltou a ser a eficácia que marcou a diferença: aos 66 minutos, Amilton assistiu Vítor Gomes para o 0-2 e, aos 83, fechou o marcador assistido por Salvador Agra.
 
O União, agora no Campeonato de Portugal e afastado dos grandes palcos do futebol português há muito tempo, caiu assim ao quarto encontro na Taça de Portugal. Bateu-se bem, não fez sentir as diferenças e merecia mais, pelo menos um golo.
 
FICHA DE JOGO
Estádio Dr. Magalhães Pessoa, Leiria - 19 de novembro de 2017
4.ª eliminatória da Taça de Portugal
 
UNIÃO LEIRIA: Ricardo Neves; Brigues, Toni, Naílson e Kaka; Maks, Ulisses e Diaby; Adriano, João Vieira e Leandro. 
Suplentes do União Leiria: Wilson, Pepo, Dénis, Afonso, Ernest, Rukas e Sérgio Duarte.
Substituições: saiu Maks e entrou Afonso (73’), saiu João Vieira e entrou Ernest (77’), saiu Adriano e entrou Pepo (81’).
Disciplina: cartão amarelo para Ulisses (14’) e Adriano (38’).
Golos: nada a assinalar.
 
DESP. AVES: Fachini; Pedrinho, Diego, Defendi e Nildo; Falcão; Salvador Agra, Vítor Gomes, Paulo Machado e Amilton; Derley.
Suplentes do Desp. Aves: Marco Pinto, Guedes, Ponk, Ryan Gauld, Rodrigo, Braga e Arango.
Substituições: saiu Paulo Machado e entrou Ryan Gauld (71’), saiu Pedrinho e entrou Rodrigo (71’), saiu Derley e entrou Arango (83’).
Disciplina: cartão amarelo para Falcão (88’).
Golos: Derley (27’), Vítor Gomes (66’) e Amilton (83’).