O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar ao FC Porto por factos relacionados com o clássico frente ao Sporting na Taça de Portugal (1-3), a 18 de outubro de 2014.

Os leões apresentaram uma queixa relacionada com a receita do encontro, motivando um processo de averiguações, anunciado no início de novembro.



Mais de cinco meses depois, o CD da Federação decide «ordenar a convolação do presente processo em processo disciplinar.»

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, depois de o FC Porto ter sido notificado no início da semana.



Em causa está uma diferença entre os valores de bilheteira divulgados pelo clube portista e o montante que o Sporting considera ser justificado face aos 36.869 espectadores que marcaram presença no Estádio do Dragão.

A explicação poderá girar em torno de convites ou bilhetes oferecidos pelos azuis e brancos.

Recorde-se que, na Taça de Portugal, os adversários têm direito a uma parte da receita (37,5 por cento).

A polémica em torno desse clássico vem de longe, ainda antes da sua realização, com o Sporting a lamentar que o FC Porto tenha exigido o pagamento adiantado dos bilhetes requisitados para o jogo da 3ª eliminatória da prova.

Nessa altura, os leões transferiram 44 mil euros correspondentes aos 4 mil bilhetes pedidos aos dragões. Agora, novo capítulo nos focos de discussão.