Uma e duas. Depois da Taça da Liga, o Sporting chega à final da Taça de Portugal e pode vencer ambas as competições esta época. Seria apenas a segunda equipa na história a consegui-lo. E foi também Jorge Jesus quem o alcançou, com o Benfica em 2013/14, ano em que foi igualmente campeão nacional.  

Uma e duas. Depois da meia-final da Taça da Liga, em janeiro, o Sporting voltou a levar a melhor sobre o FC Porto no desempate por grandes penalidades na meia-final da Taça de Portugal. Desta vez não houve defesas de Rui Patrício e Iker Casillas, foi o remate de Marcano ao poste, logo o primeiro da série, a fazer a diferença. Foi aliás também nos penáltis que o Sporting levou a melhor na final da Taça da Liga, frente ao V. Setúbal.

No saldo dos cinco duelos da época entre Sporting e FC Porto, esta foi a primeira vitória dos «leões». Houve de tudo. Empate em Alvalade e vitória do FC Porto no Dragão para a Liga, empate na meia-final da Taça da Liga decidido a favor do Sporting dos penáltis, uma segunda vitória portista na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal e agora este triunfo dos «leões».

A desta noite foi uma vitória que abriu caminho à reviravolta. Foi a quinta vez que o Sporting conseguiu chegar à final da Taça depois de ter perdido o primeiro jogo pela quinta vez na história. Não acontecia há mais de 50 anos. O FC Porto chegava a Alvalade com a vantagem de 1-0 da primeira mão, o golo de Coates perto do fim igualou a eliminatória e os penáltis decidiram. Quanto ao FC Porto, volta a perder uma meia-final depois de ter ganho a primeira mão por 1-0, tal como tinha acontecido precisamente em 2014, frente ao Benfica.

Sporting pode ultrapassar FC Porto no palmarés da Taça

Se Sérgio Conceição sofre a terceira derrota em desempates nos penáltis frente ao Sporting - a outra aconteceu na final de 2014/15, quando treinava o Sp. Braga - os dragões falham com esta eliminação nova oportunidade de conquistar a Taça de Portugal, que não vencem desde 2010/11, então com André Villas-Boas no banco. O FC Porto só voltou à decisão uma vez desde então, na final perdida frente ao Sp. Braga em 2015/16.

Jorge Jesus procura a sua segunda vitória na competição, à quarta final. A única vez que ganhou a Taça foi precisamente em 2013/14. Tinha perdido a final no ano anterior, pelo Benfica frente ao V. Guimarães, e perdeu também em 2006/07, então no banco do Belenenses, frente ao Sporting.

O Sporting, que venceu a Taça pela última vez em 2014/15, com Marco Silva no banco, vai para a 28ª final da sua história e se ganhar ao Desp. Aves no Jamor pode mesmo ultrapassar os «dragões» no palmarés da Taça de Portugal. Nesta altura têm ambos 16 vitórias cada um, com o Benfica ainda a liderar a tabela, com 26 conquistas.

Do outro lado estará um estreante. Estaria sempre, Desp. Aves e Caldas nunca tinham estado sequer numa meia-final. A equipa do Campeonato de Portugal sonhou no Campo da Mata, uma espécie de Jamor, forçou o prolongamento mas não conseguiu tornar-se apenas a segunda equipa da história a chegar à final estando no terceiro escalão, depois do Leixões em 2002.

Quanto ao Desp. Aves, passa a inscrever o nome na lista de finalistas da Taça. É um clube restrito, em 78 anos de história é apenas o 25º clube diferente a atingir a final. Chega ao Jamor numa época em que ainda luta pela manutenção, ocupando nesta altura o antepenúltimo lugar da Liga, dois pontos acima da linha de água.