Pedro Martins, treinador do Vitória Guimarães, na antevisão do embate com o Benfica, relativo à final da Taça de Portugal, marcada para este domingo, para o Estádio Nacional.

«Trabalhámos mais a componente estratégica. Mentalmente não é necessário porque esta equipa está motivada e tem um compromisso desde o início da época. Só o facto de estarmos neste estádio emblemático já é motivante. Queremos criar dificuldades ao Benfica», começou por destacar.

Pedro Martins já tinha estado numa final, mas como jogador. «É diferente porque nós, como jogadores, trabalhávamos no espaço de treino, depois mudávamos. O treinador tem de estar em todos os caminhos, tem de pensar de forma diferente, tem de pensar em todas situações que podem acontecer, no ambiente. O trabalho nos últimos quinze dias foi para que eles estejam bem. Como treinadores estamos quinze dias a pensar naqueles 90 minutos».

O Vitória Guimarães venceu a única Taça de Portugal em 2013, frente ao Benfica, com Rui Vitória ao comando dos minhotos. «Foi um marco histórico, mas completamente diferente deste. Este ano conseguimos o quarto lugar, em 2013 fomos nonos. Desde que entrámos nesta casa assumimos um compromisso entre todos de colocar o Vitória onde merece estar. Isso foi conseguido com trabalho, empenho e com a ajuda de todos. Mesmo quando perdemos em casa com rival [Sp Braga no início da Liga], os adeptos estiveram sempre connosco. A nossa responsabilidade hoje é completamente diferente da de há quatro anos», referiu ainda.