O Real Madrid sentiu esta quinta-feira grandes dificuldades em Irun, no País Basco, frente ao Real Unión, em jogo da primeira mão dos 16-avos-de-final da Taça do Rei de Espanha. A equipa de Bernd Schuster vai agora ter de recuperar, no Santiago Bernabéu, de uma derrota por 3-2.
Os «merengues» chegaram ao intervalo a perder por 2-1 perante um aguerrido adversário da segunda divisão B e o resultado era já algo lisonjeiro para os visitantes face às defesas importantes feitas pelo internacional polaco Dudek durante o encontro.
Schuster apostou num onze de segunda linha com o já referido Dudek e ainda Michel Salgado, Da la Red, Drenthe e Saviola, fazendo descansar entre outros o internacional português Pepe. Os «brancos» começaram a partida praticamente a perder.
O primeiro golo surgiu logo aos dois minutos. Juan Domínguez deixou Michel Salgado para trás, entrou na área e fez o remate rasteiro, com a bola a entrar junto ao poste. A vantagem durou sete minutos, com Guti a servir o argentino Higuaín para um remate cruzado, sem hipóteses para Otermin.
Aos 13 minutos, De la Red perdeu os sentidos devido a uma quebra de tensão e é transportado ao hospital. Javi García foi o escolhido para o lugar do antigo jogador do Getafe.
O Real Unión colocou-se de novo na frente do marcador aos vinte. Aguirre roubou a bola a Metzelder, fugiu pela direita e cruzou ao primeiro poste. Surgiu Juan Domínguez outra vez, cabeceando picado para o «bis» na partida.
Saviola, aos 53 minutos, empatou a dois golos. Novamente Guti no passe, com a finalização, na área, a ser feita com o pé esquerdo. Aos 64, os bascos voltaram contudo a liderar, com um remate, à queima-roupa, de Goikoetxea, depois de um centro da direita.
O resultado manteve-se até final, quando os adeptos do Unión invadiram o campo de forma pacífica.
Resultados da 1ª mão dos 16-avos-de-final da Taça do Rei:
Quinta-feira:
Real Unión-Real Madrid, 3-2
Quarta-feira:
Portugalete-Valência, 1-4
Ath. Bilbao-Recreativo Huelva, 2-0
Castellón-Bétis, 0-2
Celta de Vigo-Espanhol, 2-2
Elche-D. Coruna, 0-2
Hércules-Valladolid, 1-5
Málaga-Maiorca, 1-1
Numancia-Sporting Gijon, 0-1
Orihuela-Atletico Madrid, 0-1
Poli EjidoVillarreal, 5-0
Ponferradina-Sevilha, 1-0
Rayo Vallecano-Almeria, 1-2
Real Múrcia-Racing Santander, 2-1
Getafe-Osasuna, 0-0
Terça-feira:
Benidorm-Barcelona, 0-1