Momento: golo de Raphinha

Raphinha já tinha feito dois remates antes de assinar o primeiro golo com a camisola do Sporting. Um golo importante tendo em conta as dificuldades que os leões vinham evidenciando para criar oportunidades. Um lance rápido que começou numa recuperação de Jovane sobre a esquerda e prosseguiu depois com passe para Bruno Fernandes que, por sua vez, serviu o jovem extremo para o primeiro golo da noite. A bola saiu enrolada, Charles ainda lhe chegou, mas a verdade é que a bola entrou e isso é conta.

Figura: Raphinha em toda a linha

Além do golo que abriu o marcador, o extremo contratado ao V. Guimarães esteve em evidência noutros momentos do jogo, dando vida a toda a ala direita do ataque do Sporting, com grande disponibilidade para se desmarcar e provocar desequilíbrios. Logo a abrir atirou às malhas laterais, depois esteve em evidência, com sucessivas combinações com Bruno Gaspar e Bruno Fernandes. Também apareceu várias vezes na esquerda, trocando de flanco com Jovane, mas esteve quase sempre acima da média dos companheiros.

Outros destaques: confira a FICHA DO JOGO

Danny

Foi de longe o melhor jogador do Marítimo em campo. Aos 35 anos, o antigo internacional mantém intatas as suas melhores qualidades técnicas e faz valer a sua larga experiência para marcar o ritmo da equipa madeirense. Bons passes, bom posicionamento, grande jogo. Fez uma assistência para Rodrigo Pinho, que acabou anulada por suposto fora de jogo, voltou a assistir Correa no golo do Marítimo e esteve ele próprio perto de marcar.

Bruno Fernandes

Exibição em crescendo. Depois de uma primeira parte discreta, o médio pareceu um novo jogador no segundo tempo, a provocar desequilíbrios com passes bem medidos e, talvez mais importante, com dois golos. O primeiro foi na conversão de uma grande penalidade, mas no segundo o médio expôs toda a sua qualidade, tirando dois adversários do caminho antes de bater novamente Charles. Esteve muito em jogo até ao final e teve novas oportunuidades para marcar, com destaque para um desvio junto ao segundo poste e para um livre que fez a bola passar perto da trave. Este já parece ser o Bruno da época passada.

Gudelj

Esteve poucos minutos em campo, mas os suficientes para mostrar a sua tremenda qualidade, com destaque para um bom passe que Montero não conseguiu aproveitar.

Jorge Correa

Bom jogo deste argentino que até parece deslocado nesta equipa madeirense. Com um grande pulmão, Correa conseguiu incomodar o Sporting com rápidas desmarcações e marcou o golo dos madeirenses aproveitando da melhor forma uma assistência de Danny. Um jogador interessante que merece melhor atenção.

Lucas Áfrico

Muito feio. O central brasileiro já tinha feito a falta sobre Jovane que permitiu ao Sporting fazer o 2-0, mas nada explica aquele lance no final do jogo. O defesa perdeu a cabeça e aplicou um golpe de karaté, com os pitons no peito de Wendel mesmo com o jogo a acabar. Muito feio, insistimos.