Rui Vitória, treinador do Benfica, depois do empate diante do V. Setúbal (2-2), em jogo da terceira e última jornada da Taça da Liga, no Estádio do Bonfim.

- Um empate que acaba por ser uma reação da nossa parte, uma reação de quem tinha de ir à procura de mudar o marcador. Na primeira parte cometemos dois erros que não podemos cometer. Em lances de bola parada acabámos por permitir que o adversário marcasse dois golos. Não fomos eficazes do ponto de vista ofensiva, nem do ponto de vista defensivo. Ao intervalo alertámos para o foco e para a agressividade, no bom sentido, melhorámos e conseguimos chegar ao empate. O jogo depois equilibrou-se, o Vitória ficou contente com o resultado e já não conseguimos o terceiro golo. Fica um sabor da primeira parte com alguma amargura, A equipa jogou, mas não pode cometer estes erros.

[Optou por gerir o plantel antes do dérbi?]

- Entendi que estes jogadores mereciam jogar hoje. Ao mesmo tempo vamos ter mais jogadores disponíveis para os próximos jogos. Este jogo era um bocadinho diferente, já não interessava em termos de classificação. Agora vamos preparar o próximo jogo noutras condições.

[Esperava ter deixado uma imagem diferente nesta competição? A equipa podia ter ganho moral para o dérbi?]

- São realidades distintas. Quando optámos por esta equipa, é evidente que tenho confiança nestes jogadores, acreditou que têm capacidade para vencer. Mas agora é um jogo diferente. Queríamos que este jogo contasse para a classificação e não contou. São realidade distintas, não tem nada a ver com o campeonato. Podíamos ter optado por outra estratégia, optámos por esta.

[Gostou da atitude destes jogadores?]

- A questão da atitude não tem a ver. Em determinados momentos é importante o foco competitivo, estar ainda mais ligado e isso não ponho em causa nos meus jogadores. A equipa acabou por ter boas situações, mas a verdade é que o intervalo chegou com o adversário, sem fazer muito isso, a ganhar por 2-0. É mais fazer as coisas mais bem feitas. Entramos muito fortes na segunda parte. Questões de atitude não gosto de abordar. Para mim não discuto a atitude dos meus jogadores. Posso discutir um passe mal feito, mas agora a concentração, o foco e a atitude não coloco em causa.

[O mercado está aí à porta, teve alguma influência nas suas escolhas?]

- Fiz as alterações porque estes jogadores mereciam uma oportunidade para competir. Agora temos quatro dias para preparar o jogo de uma forma diferente se os outros jogadores tivessem jogado. Há aqui valores que merecem ser mostrados. A Taça da Liga também tem esse objetivo. Dar minutos aos jogadores que tem menos minutos no campeonato, Acho que houve desempenhos positivos, outros menos positivos.