O Gil Vicente entrou na 4ª eliminatória da Taça de Portugal com um susto. E saiu eliminado. Cláudio Oeiras fez a ameaça inicial pela parte do Odivelas, mas a coisa ficou por ali. Ainda assim, a equipa da casa deixava evidente o desejo de causar surpresa no Estádio Arnaldo Dias.
A verdade é que, pouco depois, o Gil Vicente respondeu à altura. Jorge Ribeiro cobrou um livre na esquerda e testou os reflexos ao guarda-redes Tecelão. Dali em diante, os homens de Barcelos tentaram tomar conta do jogo. Rui Baião puxou a equipa para a frente, Paulo Costa e Nandinho deram uma mão, mas é preciso dizer que o Gil Vicente pouco perigo real causou.
Já na corrida para o intervalo, foi o Odivelas a tomar a iniciativa. Aos 29 minutos, Dady rematou primeiro, de longe, para deixar novo aviso. Aos 35 minutos, Laurindo, que também já tinha chamado as atenções, bateu um canto na esquerda, Roque saltou mais alto do que os adversários no centro da grande área e, com uma ajuda do guarda-redes Paulo Jorge, cabeceou para o golo.
No segundo tempo, o técnico Luís Campos fez alterações no Gil Vicente. Rendeu um Fábio muito apagado por Mauro, colocou Fábio Januário a ajudar no ataque, mas foi do outro lado que veio o perigo. Laurindo e Dady entenderam-se, com este último a testar os reflexos do guarda-redes Paulo Jorge aos 58 minutos e a ameaçar com o segundo golo da equipa da casa.
O Gil Vicente tentou novamente assumir as rédeas, mas nem a entrada de Casquilha, aos 60 minutos, conseguiu mudar as coisas. Sem conseguir organizar o ataque, a equipa de Luís Campos viveu sobretudo das jogadas de Rui Baião e de Jorge Ribeiro, mas mesmo esses esforços eram claramente insuficientes.
O Odivelas era bem mais perigoso. Aos 75 minutos, teve de ser Nandinho a afastar em cima da linha de golo uma bola cabeceada por Renato. Um minuto depois, Dady rematou de longe para o segundo golo. A resposta do Gil Vicente só chegaria já mesmo no final dos descontos, através de Casquilha, após um lance confuso.
Ficha do jogo:
No Estádio Arnaldo Dias, sob a arbitragem de Artur Dias, as equipas alinharam e marcaram:
Odivelas: Tecelão; Marco Silva, Correia, Baltazar, Ribas; Baroty; Laurindo, Roque (Renato, 55m), Mourato (Semedo, 73m); Dady e Claúdio Oeiras (Barbosa, 86m).
Gil Vicente: Paulo Jorge; Bruno Tiago, Rovérsio (Fábio Januário, 46m), Sidrailson, Gregory, Jorge Ribeiro; Braima; Nandinho, Rui Baião, Paulo Costa (Casquilha, 60m); Fábio (Mauro, 46m).
Cartões amarelos: Baroty, 62m; Fábio Januário, 66m; Casquilha, 77m; Gregory, 87m; Bruno Tiago, 90m; Tecelão, 90m.
Golos: Roque, 35m; Dady, 76m; Casquilha, 90m.