A Federação Portuguesa de Futebol divulgou esta segunda-feira o programa da 75ª edição da final da Taça de Portugal marcada para o próximo domingo com a preocupação de corrigir erros do passado, nomeadamente nos acessos ao estádio, trânsito e sinalética, de forma a que os adeptos possam chegar ao Estádio Nacional sem problemas de maior e que, ao contrário do que aconteceu há um ano, não haja um estrangulamento nas entradas de acesso ao Jamor.
 
Neste sentido, foi aberto um novo parque de estacionamento, no lado nascente, que permite um aumento significativo dos lugares de estacionamento, e foi aberto um novo acesso ao estádio, do lado sul, do lado direito da porta da maratona. O Estádio Nacional vai ter, assim, pela primeira vez, quatro entradas de acesso às bancadas, o que vai permitir um maior escoamento de adeptos e diminuir o tempo de espera.
 
«Quanto mais entradas, melhor. Temos um estádio que é especial, mas tem algumas particularidades. Esperamos que assim tenhamos mais condições para as forças de segurança possam gerir o fluxo de pessoas. Quanto mais cedo chegarem ao estádio melhor», comentou Carlos Lucas, diretor do Departamento de Competições e Eventos da FPF.
 
Além disso, a federação fez um novo investimento na sinalética. Os próprios bilhetes do jogo – divididos por cores (roxo, laranja, branco e cinzento) - dão indicações aos adeptos quanto à forma como chegar ao estádio, desde as autoestradas, qual o parque a que devem dirigir-se e, depois de estacionar, qual o melhor acesso para chegar à respetiva entrada do estádio.
 
A federação fez ainda um apelo aos adeptos para que privilegiem os transportes públicos e, nesse sentido, renovou o acordo com a CP e com a Carris que permite aos portadores de bilhete deslocarem-se de comboio até à Cruz Quebrada e, depois, de autocarro até às piscinas do Jamor. Depois é seguir as indicações do mapa que acompanha o bilhete e seguir a respetiva cor que encontrará correspondência nas indicações que apontam para o estádio. A federação pretende, desta forma, simplificar a movimentação dos adeptos e evitar grandes tempos de espera. O dispositivo de segurança será semelhante aos dos últimos anos.
 
Acesso para os adeptos do Sp. Braga provenientes do norte (veja aqui o vídeo com indicações): Braga: A1, via A10 e A9/CREL, marginal até ao Parque 1. Entrada pela porta sul.
 
Acessos para os adeptos do Sporting provenientes de Lisboa (veja aqui o vídeo com indicações): A5, saídas de acesso ao estádio Queijas/Cruz Quebrada. Para os que vêm do norte, a federação aconselha a virem pela A8 e depois seguir as indicações para a A5 até aos Parques 2 e 3.
 
Programa da final da Taça de Portugal:
 
Terça-feira, 17h00: treino do Sporting no Estádio Nacional.
 
Sábado, 10h30: treino do Sp. Braga no Estádio Nacional.
 
Sábado, 12h30: conferência de imprensa de Sérgio Conceição.
 
Sábado, 17h30: conferência de imprensa de Marco Silva
 
Sábado, 18h30: treino do Sporting.
 
Sábado, 18h45: conferência de imprensa conjunta com os capitães de equipa e o árbitro.

Domingo, 14h30: abertura das portas do estádio.
´
Domingo, 15h30: equipas pisam o relvado
 
Domingo, 16h00: cerimónia de abertura a puxar pelos valores da prova raínha
 
Domingo, 17h00: início do jogo.