O Benfica joga nesta quarta-feira em Vila do Conde diante do Rio Ave os oitavos de final da Taça de Portugal. As duas equipas já se defrontaram nesta temporada, em encontro do campeonato, e por isso Rui Vitória sabe o que esperar da formação orientada por Miguel Cardoso. De resto, o técnico frisou que o empate não é válido na prova rainha, o que altera desde logo as circunstâncias.
 
Na quarta jornada da Liga, ainda em agosto, registou-se um empate a uma bola, mas o treinador sabe que agora será um jogo diferente. «Uma das equipas vai ter de ser eliminada. Por isso, é um jogo com carácter diferente dos do campeonato. Uma vai ganhar e a outra perder, seja de que forma for», começou por dizer na antevisão ao jogo, elogiando a formação vila-condense.
 
«É uma das boas equipas do campeonato português com características muito bem vincadas e específicas. É uma equipa que circula muito bem a bola, tem bom jogo interior, sabe onde e quando pressionar e que tem jovens jogadores muito bons. Há uma série de bons ingredientes nesta equipa.»
 
Nesse sentido, Rui Vitória espera «um jogo muito bem disputado» em Vila do Conde: «Parece-me que vai ser um jogo interessante de seguir. Um jogo difícil para o Benfica e para o Rio Ave. A forma que temos de os contrariar, a eles ou qualquer equipa, é acima de tudo impondo a nossa forma de jogar e ao mesmo tempo olharmos muito para nós.»
 
Mais à frente na conferência de imprensa, o técnico do Benfica foi questionado sobre o modo como um treinador encara um jogo a eliminar, em relação a um de campeonato: «Estamos a trabalhar no Benfica e o foco aqui é sempre a vitória. Uma dá três pontos e outra a passagem à próxima eliminatória. Estes jogos também têm impacto nos jogadores das outras equipas. O contexto é diferente, pode haver prolongamento ou penáltis. Há variáveis que não há no campeonato. Por exemplo, aqui o ponto [em referência ao empate] não chega para se ficar satisfeito. O foco é ganhar, noutras ocasiões frente ao Benfica é roubar um ponto. Amanhã [quarta-feira] não. Na nossa perspetiva é ganhar e ganhar.»