A Federação Portuguesa de Futebol apresentou esta terça-feira o programa da final da Taça de Portugal que vai contar com uma cerimónia de abertura que promete «ficar na memória» no próximo domingo, contando com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, alvo de homenagem antes do embate entre Benfica e Vitória de Guimarães, em jeito de retribuição à escolta dos F16 aos campeões da Europa no verão passado.

Uma final que está a ser organizada ao pormenor com a festa a começar, como é habitual, nas matas do Jamor, antes da abertura de portas que, este ano, está prevista para as 14h45. Os adeptos do V. Guimarães terão acesso à bancada sul, enquanto os do Benfica ocuparão o lado norte, com parques de estacionamento distintos reservados para os adeptos.

Carlos Lucas, diretor para as competições da FPF, anuncia uma «grande festa» e uma cerimónia de abertura que «vai ficar na memória, embora prefira manter o programa nos segredos dos deuses. Uma cerimónia que vais servir de homenagem à Força Aérea Portuguesa e, nesse sentido, o tenente-coronel Bernardo da Costa, também presente na apresentação, pediu para que os adeptos «estejam com os olhos no ar, mas também junto ao relvado».

Ante do início do jogo, previsto para as 17h15, estão previstas muitas atividades dentro e fora do estádio, com a particularidade deste ano contar com a colaboração dos dois clubes finalistas.

INFORMAÇÕES PARA A FINAL

Abertura de portas: 14h45

Parques de estacionamento:

- os adeptos do V. Guimarães (bilhetes cinzentos) terão acesso ao Parque 1. A FPF aconselha os adeptos que chegam do norte a virem pela A8.

- os adeptos do Benfica (bilhetes roxos) terão acesso aos Parques 2 e 3, junto à porta da Maratona.

Transportes públicos: os portadores de bilhetes para a final têm acesso aos comboios da CP da Linha de Cascais a preços mais acessíveis (2 euros); os autocarros da Carris vão parar junto às Piscinas do Jamor.

Cortes de trânsito: o acesso da Marginal às Piscinas do Jamor vai estar cortado a partir das 8 da manhã. Também pode haver cortes na A5, caso o fluxo de trânsito assim o obrigue.