Por Rita Pereira

Bruno Lamas é o nome mais falado pelos adeptos do Leixões neste momento. O médio brasileiro foi a figura da tarde no Estádio do Mar, ao marcar o golo que garantiu a vitória frente ao Tondela, já no prolongamento. A equipa da casa esteve a perder por dois a zero, mas conseguiu dar a volta ao resultado e garantir o apuramento para a próxima fase.  

Apesar de a primeira oportunidade ter sido para o Leixões, logo ao primeiro minuto, o Tondela entrou em campo determinado a assumir as responsabilidades do encontro, a querer dominar a posse de bola e a construção de jogo. Depois de ter criado duas oportunidades de golo aos quatro e aos oito minutos, o golo surgiu dos pés de Pedro Nuno. Na sequência de um pontapé de canto marcado por Murilo, a bola passou toda a área do Leixões, onde o nº10 do Tondela apareceu sozinho para colocar os auriverdes em vantagem.

À passagem dos 20 minutos o Leixões cresceu no jogo e tentou reagir à desvantagem. A equipa da casa conseguia ter mais posse de bola e aproximar-se da baliza adversária. Aos 21 minutos, numa jogada de contra-ataque rápido, Kukula rematou cruzado, mas a bola passou ao lado. Aos 30 minutos o mesmo Kukula acabou por introduzir a bola na baliza de Ricardo Janota, mas Jorge Sousa invalidou o lance por indicação do auxiliar, por alegado fora de jogo.

A segunda parte começou logo com o segundo do Tondela: Tomané desmarcou-se na esquerda em grande velocidade e cruzou rasteiro para a grande área, onde a bola encontrou Murilo, que finalizou ao segundo poste.

Com uma vantagem de dois golos, o jogo parecia estar decidido para o Tondela, mas aos 52 minutos a equipa auriverde ficou sem Ricardo Costa, expulso por acumulação de amarelos. Com mais um em campo, o Leixões aproveitou para crescer no jogo. Foram 38 minutos de sufoco para o Tondela, que não mais conseguiu criar oportunidades de golo, controlar a posse de bola ou sequer aproximar-se da baliza de Jert.

Aos 59 minutos Belly rematou de fora da área, a bola fez um arco e embateu no poste do Tondela. Ricardo Janota não tinha hipóteses para defender. Foi apenas uma ameaça, mas fez antever o golo do Leixões, que marcou aos 71 minutos por intermédio de Breitner. Grande golo do médio venezuelano, na marcação de um livre direto, sem hipótese de defesa. Aos 84 minutos foi Kukula a fazer levantar as bancadas do Estádio do Mar, ao fazer o golo do empate, levando o jogo para prolongamento.

Nos 30 minutos extra foi Bruno Lamas, o capitão do Leixões, a assumir o estatuto de figura do encontro, ao marcar o golo da vitória dos Bebés do Mar. O médio de 23 anos recebeu a bola à entrada da área, olhou para a baliza e rematou de pé esquerdo. Estava conseguido o apuramento do Leixões, num jogo em que a equipa da II Liga deu a volta a uma desvantagem de dois golos. Nota ainda para o facto de o Tondela ter terminado a partida com apenas nove jogadores, com Joca a falhar o regresso ao jogo na segunda parte do prolongamento, por lesão. 

FICHA DE JOGO

Leixões-Tondela, 2-2 (3-2 AP)

Estádio do Mar (Matosinhos)

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)

Espectadores: 1200

LEIXÕES: Jet, Ricardo Alves, Derick, Jorge Silva, Wei, Belly (Okitokandjo, 61’), Stephen, Saná (Breitner, 50’), Bruno Lamas, Kukula e Evandro Brandão (Youssouf, 73’)

Suplentes não utilizados: Nuno Pereira, Matheus, Luís Silva e Lawrence

TONDELA: Ricardo Janota, Moufi, Ansell, Pité, Ricardo Costa, Claude Gonçalves, Pedro Nuno (Hélder Tavares, 57’), Bruno Monteiro, Miguel Cardoso (Joca, 97’), Tomané, Murilo (Tyler Boyd, 74’)

Suplentes não utilizados: Ricardo Moura, João Vasco, Ruca e Heliardo

Disciplina: Cartão amarelo a Evandro Brandão (3’), Ricardo Costa (3’ e 52’), Saná (26’), Stephen (56’), Pedro Nuno (57’), Moufi (96’), Jorge Silva (109’), Bruno Monteiro (113’). Cartão vermelho: Ricardo Costa (52’), por acumulação de amarelos

Golos: Pedro Nuno (13’), Murilo (47’), Breitner (71’), Kukula (84’) e Bruno Lamas (96’)