José Peseiro não escondeu a desilusão depois de perder a final da Taça de Portugal, no desempate por grandes penalidades, diante do Sp. Braga, assumindo que a temporada do FC Porto «ficou perdida». O treinador do FC Porto considera que a sua equipa «foi melhor», que os seus jogadores «foram gigantes» na reação aos golos minhotos, mas não conseguiram fazer face ao «infortúnio» nas grandes penalidades.

«Entrámos melhor, a criar situações de cruzamento e de remate, mas na primeira vez que o Braga vai a nossa baliza fez golo», começou por destacar José Peseiro, em conferência de imprensa, antes de destacar a reação dos seus jogadores. «A reação foi tremenda, tenho de dar os parabéns aos jogadores que fizeram tudo para inverter o resultado, mas faltou um pouco de felicidade», prosseguiu.

O treinador do FC Porto repetiu as palavras «infortúnio» e «injustiça», mas deu a volta à questão quando lhe perguntaram se tinha condições para continuar a liderar a equipa na próxima época. «Queríamos ganhar esta taça. Acho que merecíamos ganhar esta taça. Fizemos tudo para a ganhar, infelizmente mas não o conseguimos. Excelente segunda parte, grande reação, mas depois fomos infelizes nos penalties. Estamos tristes, temos de reerguer-nos e levantar a cabeça. Ninguém pode por em causa o que fizemos aqui. Fomos Porto, exceto no resultado»», referiu.

E o que faltou ao FC Porto? «Faltou sermos melhores, mais eficazes e contundentes. Em vários jogos o golo do adversário surgiu do nada e nós tivemos de porfiar muito para marcar, isso castiga e em alguns momentos não deu tranquilidade à equipa. Hoje lutámos até final, esta equipa tem competência mas tem de ser mais consistente».

Este domingo não foi apenas um golo, mas foram dois a resultar de erros gritantes da defesa do FC Porto. Erros que o treinador assume como seus. «Quando existem erros, o treinador assume-os. Assumo os erros dos meus jogadores. Infelizmente os outros cometem erros e não conseguimos ter essa mesma eficácia», lamentou.

André Silva marcou os dois golos do FC Porto, mostrando que o futuro pode estar ali mesmo ao lado, em casa. «O FC Porto tem jogadores da formação de qualidade. Se mostrarem a qualidade que têm mostrado alguns, como o André fez, evidentemente que há espaço para eles. O FC Porto investiu muito na formação. O André fez dois golos e os outros que vêm da equipa B sabem que há espaço para se afirmarem», comentou.

Quanto ao futuro. «Já estamos a preparar a época há algum tempo», referiu ainda José Peseiro.